29 de setembro de 2010

MARINHO BORGES "PAUS - RESENDE"

Ola meu amigo  Dr. Marinho Borges,  do  Blog. PAUS - RESENDE.
Tenho apreciado suas notícias de sua mestria no nosso conceituado Jornal de Resende, que não me canso de ler por duas razões. Primeira pelo nosso querido Jornal de Resende que é nossa terra , e segundo porque gosto muito de ver escritas noticias pelo meu amigo.

Mas sinceramente as que mais me fascinou e não resisto a desabafar, foi as que escreveu como entrevista neste ultimo jornal de Resende, que foi aquela noticia que nos toca no nosso sentimento que é a cerca do dr. Pedro Namora.

Escreveu um pouco da sua vida e que o grande mérito e modéstia nos deixa ainda com mais apreço por ele, e nos deixa muito triste que se aproveita sem qualquer proveito aproveitarem-se da inocência das crianças, que estes senhores deviam procurar crianças que tivessem necessidade de comer e de apoio moral, visto a maior parte estarem infelizmente sem protecção familiar, graças a quem criou a nossa tão necessária instituirão que foi uma grade gratidão e humana a pensar nas crianças desprotegidas.

O que mais me emociona este grande senhor que espero um dia conhece lo, visto o tio Joaquim namora ser o padrinho da minha mulher, e não só, eu e minha mulher fomos da criação da mãe Alzira Namora, que visitamos varias vezes a casa delas que fomos todos criados uns ao pé dos outros.

Que compreenderão o apreço que temos por estes nossos conterrâneos alguns já falecidos tal como a mãe do Dr. Pedro Namora.

No casos de ele um dia venha a ver no blogue esta minha opinião de apreço e de amizade por esta gente, fico com o desejo de um dia o conhecer.

Caro amigo Dr. Marinho Borges parabéns por esta tão emocionante e de tão interesse do que falou acerca deste homem de grande gratidão que os Resendenses tem por ele, assim como todo o Pais.
Atentamente 
Joaquim Pinto

27 de setembro de 2010

O REGRESSO DO SABÃO E DO PINCEL "APRESENTADO POR LUIS GOUCHA VOCE NA TV EM 27/08/2010"




 VOCÊ NA TV APRESENTADO POR MANUEL LUIS GOUCHA

Catarina  Fragata,  Luís Pereira  e  Rui Melo
Os mentores desta ideia

Esta jovem equipa criram uma empresa do regresso do sabão e do pincel, que de momento está a ser um verdadeiro êxito no mercado Português.

Como vi grande interesse  ao renascer esta bela ideia associei me a eles para ir a este programa Você na TV apresentado por Manuel Luís Goucha, que o que me consta redobrou o sucesso na comercialização.

Só tenho a dar os para bens a esta equipa jovem empreendedora que tem grande futuro visto eu confirmar serem de grande talento e actuais para vencerem nos tempos futuros.

Atentamente 
Joaquim Pinto

PROF. DR: ROBERTO FRANCO FREIRE "BRASIL"

Este nosso cliente habitual de Nacionalidade Brasileira, ´ja não é a primeira vez que aparece no blog, como noticia de um grande senhor que é um catedrático e vem guardando sempre que possível o seu corte de cabelo para o fazer nos Pinto's Cabeleireiros Apolo 70 em Lisboa, que nos visita sempre com grande simpatia e amizade.

O que se passa agora com o Prof. Roberto Franco Freire, é que chegou aqui á dias e mal o conheciamos pelo seu aspecto com elegancia, por que tinha perdido de pezo 60 quilos, passou dos 160 para os 100
quilos.
Uma boa notícia em o vermos assim, e que lhes demos os cinciros parabens, e fica aqui uma agradavel opiniáão aos que são mais fortes que não desanimem que aparece sempre uma solução para o probemlema.
  
Professor Dr. Roberto Franco Freire, Parabéns pela mudança da fisionomia que voltou ao tempo de jovem.

23 de setembro de 2010

ENG. JOÃO TALONE





 Como meu cliente á mais de 30 anos, habituei-me a ver nele um verdadeiro amigo naquela meia hora mais ou menos mensal em que nos encontramos para fazer o corte de cabelo, vamos actualizando noticias familiares  desabafando sobre as minhas origens que é Resende S. Martinho de Mouros, que assim se passa o apreciado tempo que nos dá o prazer de visitar os Pinto's Cabeleireiros Apolo 70 em Lisboa.

O Sr. Eng. João Talone sempre que nos visita, e sempre com a sua habitual simpatia, sabendo que o publico em geral que visita o nosso cabeleireiro, é frequentado por pessoas de certa posição da vida empresarial social e  pública e politica, e sempre que marca o seu corte de cabelo, apesar de ser meu cliente pessoal, no caso de estar com a agenda preenchida, toma logo a decisão de ir para outra cadeira, visto ser um cliente amigo, e que fazem assim os grandes senhoras de grande formação e gostar de ajudar as pessoas amigas.

Aqui neste salão considerado uma filial de Resende, quando estive de ferias nestas ta minha terra que eu tanto divulgo a minha terra sem me cansar e falar das pessoas sem intervir na cor ou ideologia politica.

Então em ferias em Resende, o meu grande migo João Nuno Magalhães me apresentou a irmã do Eng. João Talone e a cunhada da irmã, e a nossa grande amiga Carolina Nunes da Ponte, pessoa muito estimada em Lisboa, e então na barbearia do Colega e amigo Silva em Resende muito falemos destas distintas pessoas.

Pois os barbeiros são contentores de confidências, herdeiros de cirurgiões, dentistas, enfermeiros, letrados sem letras que escreviam e liam as cartas ao povo com a mesma suavidade de dizer por entre linhas recados cruzados entre clientes, enquanto aparam cabelos e barbas.

O sucesso desta nossa humilde e modesta profissão, mas cheia de e riquezas em este bonito relacionamento com gente de todos os grupos sociais, nunca nos podemos convencer que os barbeiros é que tem nome, eu é que considero que o nome é dos nossos estimados clientes, que se não tivermos bons clientes e não pusermos á frente a eles, é perdermos as nossas modestas origens, então nunca chegaremos a ser bons.

Meu bom amigo Eng. João Talone obrigado pela preferência de tantos anos como cliente, e espero que tenha passado e tido um bom jantar com o nosso amigo João Nuno Magalhães visto irem-se encontra no dia em que esteve aqui a cortar o cabelo.

TVI Voce na TV Apresentado por Manuel Luis Goucha 27/08/2010




TVI -Você na TV apresentado por Manuel Luís Goucha dia 27/o8/2010
Joaquim Pinto foi convidade a participar neste programa para esplicar como eram feitas as barbas á tempos atras

20 de setembro de 2010

TAÇA DO SABÃO DE BARBEAR DA FABRICA DE LOIÇAS DE SACAVEM

Esta bonita peça de museu em porcelana da antiga fábrica de loiças de Sacavem, com o logótipo âncora que me parece é do ano 1870.

eram peças de estimação que o cliente tinha em casa para quando o barbeiro ia a casa já la tinham o seu próprio estojo para barbear. também tem um pincel centenário com o cabe em prata que com certeza seria também de particular.

19 de setembro de 2010

18 de setembro de 2010

MARINHO BORGES - PAUS RESENDE


Joaquim Pinto (Cabeleireiro) de férias em Resende

Como já vem sendo hábito, o nosso conterrâneo Joaquim Pinto, detentor na capital do afamado Salão Pinto's Cabeleireiros, esteve de férias em Resende, de onde é natural. Joaquim Pinto não é só um profissional de excepção, mas um apaixonado pela história dos barbeiros/cabeleireiros, tendo adquirido um espólio único desta arte com o qual organizou um museu, o melhor do seu género, que se encontra parcialmente disponível na net (link).
Aproveitou as férias para visitar os seus colegas de profissão do Salão Avenida (de Sílvio Alípio Pinto), de Resende, e da Barbearia Moura, de S. Martinho de Mouros, dos quais traça uma breve história. O Salão Avenida já conta a bonita idade de 150 anos, dos quais 62 anos sob a responsabilidade de Sílvio Pinto e 49 de seu pai. Por seu turno, a Barbearia Moura leva já 55 anos de vida, ao leme de Agostinho Pinto Moura.
Os Srs. Sívio e Moura são dois grandes mestres, que honram as artes de barbearia/cabeleireiro.

Etiquetas:

Publicado por Marinho Borges Às 11:13

14 de setembro de 2010

Domingo, Setembro 12, 2010

"Religião e Diálogo Inter-Religioso", de Anselmo Borges, no Jornal de Resende

Frei Bento Domingues no Público de hoje diz deste livro o seguinte: Anselmo Borges acaba de publicar sobre esta problemática um livrinho que é, verdadeiramente, uma obra-prima. Se me irrita o prazer que alguns jornalistas manifestam em situar Portugal na cauda da Europa, não escondo que também me irrita a ignorância que observo, entre nós, na abordagem do fenómeno religioso. Já não há desculpa. Gostaria que este livro de bolso fosse a companhia de todos os que desejam saber do que falam, quando falam de religião.

Apontamento do Jornal de Resende

Do livro

Nada indica que as religiões estejam em vias de desaparecimento. A profecia repetida do fim da religião não se confirma. Deus não está em vias de desaparecer da consciência da imensa maioria da humanidade. O fim do socialismo real e do ateísmo militante revelou que a questão do religioso, que se pensava desaparecida, esteve sempre presente, como na Rússia ou Vietname. Confirma-se assim que o homem é um ser inquieto em busca de Sentido, pelo que a história da humanidade não se compreende sem a história da consciência religiosa.

Com base neste pressuposto e no crescente interesse pelo tema de Deus e da religião, o novo livro de Anselmo Borges procura responder a uma série de questões, numa linguagem clara e rigorosa. O que é a religião e donde provém? Pode-se ser religioso e ateu ao mesmo tempo? Por que há muitas religiões? A religião está vinculada à violência? Como se explica o fundamentalismo religioso? O que está na origem da secularização? Qual o lugar da religião na escola pública? O que distingue o Deus do judaísmo, o Deus do cristianismo e o Deus do islão? O que caracteriza o hinduísmo, o budismo, o confucionismo e o taoísmo? Há um Deus revelado? Onde está a Verdade? É legítimo falar-se em Povo Eleito?

As sociedades são cada vez mais multiculturais e multi-religiosas. Tornou-se claro, como há anos vem proclamando Hans Küng, que não haverá paz no mundo sem paz religiosa. Mas não pode haver paz entre as religiões sem diálogo inter-religioso e uma ética mundial.

Este livro de Anselmo Borges responde a estas e outras questões. Na primeira parte, percorre o caminho para uma definição de religião. Na segunda, estuda as condições de possibilidade para o diálogo entre as religiões. Constitui uma síntese rigorosa e acessível sobre uma temática candente.

Como observa o autor, “as religiões são caminhos de Deus para o homem e do homem para Deus. Os caminhos são muitos, e todos, desde que sejam a favor do ser humano, levam a Deus. As religiões são apenas mediações, e só na plenitude da consumação da história se manifestará a verdade toda”.

Este livro integra a colecção Estado da Arte da Imprensa da Universidade de Coimbra e pode ser adquirido online em: http: www.livrariadaimprensa.com

Do autor

Anselmo Borges, natural de Paus, onde se desloca quase semanalmente, é padre da Sociedade Missionária Portuguesa. Estudou Teologia (Universidade Gregoriana, Roma), Ciências Sociais (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris) e Filosofia (Universidade de Coimbra e Tubinga). Leccionou Filosofia e Teologia na Universidade Católica e no Seminário Maior do Maputo. É docente de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, regendo nomeadamente as cadeiras de Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Ética e orientado um seminário sobre Mulheres e Religiões no Mestrado e Doutoramento em Estudos Feministas. Tem diversas obras publicadas, como: Janela do (In)visível, Religião: Opressão ou Libertação?, Morte e Esperança, Corpo e Transcendência, Janela do (In)finito. É colunista do Diário de Notícias sobre temas religiosos.

Etiquetas:

Publicado por Marinho Borges Às 2

Publicado pelo meu bom amigo Dr Marinho Borges do Blog Paus Resende, com prévia autorizaçaõ do mesmo para por no meu blog.
Um abraço Joaquim Pinto

13 de setembro de 2010

Navalhas de barbear

Navalhas de barbear
Apenas agora servem para museu, visto já muitos poucos colegas as utilizam preferindo as descartáveis, que são mais seguras para a saúde.

7 de setembro de 2010

Prof. José Medeiros Ferreira


Prof. José Medeiros Ferreira
Aproveitou cortar o seu cabelo nos Pinto's Cabeleireiros Apolo 70 em Lisboa, antes de ir para os Açores para o concurso das 7 Maravilhas Naturais de Portugal Lagoa das Sete Cidades.
Convidaram gentilmente para ser «padrinho» da lagoa das Sete Cidades, no concurso televisivo
7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Não poderiam escolher melhor porque é uma pessoa bem conseituada e de grande prestigio que lhe fica bem com o seu nível de pessoa.

Prof. José Medeiros Ferreira espero que tudo corra bem, e de um abraço ao sr. Presidente dos Açores, Carlos César, que sempre falemos nosso amigo em comum quando vem cortar o cabelo, e que o Prof. Medeiros Ferreira sempre fala nele como nosso bom amigo.
Atentamente
Joaquim pinto

Caldeira de aquecer a agua usada nas barbearias e cabeleireiros


Era noutros tempos que as barbearias e cabeleireiros que usavam este objecto para aquecer a agua para lavar as cabeças.

Grupo Rui Romano

O Sr.Rui Romano, depois das suas merecidas férias com a família, fez a sua visita habitual cortar o seu cabelo no Apolo 70 nos Pinto's Cabeleireiros.

Não só o gostamos de receber como cliente e amigo, mas também para por conversas amigas actualizadas sobre o âmbito profissional, que é um amigo que tem sempre as melhores opiniões para dar aos amigos que tem sempre por onde passa.

Dr. Manuel Pedro Magalhães "Resende"

Habitual vir cortar o cabelo aos pinto's Cabeleireiros Apolo 70 em Lisboa.

Se eu sabia que ele tinha sobrevoado no seu avião sobre nossa estimada terra Resende, eu tinha pedido uma boleia e teria levado um para quedas para descer na nossa terra. pois foi visto passar a sobrevoar visto eu estar lá de férias .

O nosso bom amigo Dr. Manuel Pedro Magalhães, continue a visitar Resende por terra ou pelo ar que nos Resendenses o gostamos de ver.

6 de setembro de 2010

Rogério Pinheiro Leal Nunes "Jornalista de Nacionalidade Brasileira Edita Livro" A NOVA ERICEIRA



Rogério Pinheiro Leal Nunes
Jornalista de Nacionalidade Brasileira


Edita livro A NOVA ERICEIRA

Fui encontrar numa exposição na Ericeira onde estava integrado, e falei com ele e vi neste jovem jornalista com uma vasta cultura e muito interessado em desenvolver o estudo sobre a Ericeira.

Foi em 1818que viera da Freguesia Ericeira fundar a 1ª companhia pesqueira do Brasil

Muito gostaria que lesem este livro que irão ficar muito entusiasmados visto eu ler um pouco e fico emocionado na descrição que este jovem jornalista escreve. Vale a pena comprar o livro ,que iram saber de coisas que não me passavam pela ideia, porque ele fez um estudo muito a fundo sobre a Ericeira.

amigo Rogério Pinheiro Leal Nunes, parabéns e boa sorte para sua carreira.
Com amizade
Joaquim Pinto

5 de setembro de 2010

PÓ DE SABÃO PARA BARBEAR


D certeza que ainda muitos se lembram deste pó de sabão para barbear, que era o que se usava mais frequente nas barbearias de á uns tempos a traz.

havia outro mais antigo que era em pasta e se desfazia quando molhado, e era assim que os nossos colegas trabalhavam fazendo as barbas que hoje em dia tudo esta desaparecendo ou acabar mesmo.
Atentamente.
Joaquim Pinto

2 de setembro de 2010

TAUROMAQUIA "Victor Mendes, João Moura, Antonio Palha Ribeiro Teles, e João Bastos do Grupo de Forcados do Aposento da Moita, Capit por João Simões"




Os Grandes Senhores Cavaleiros da Tauromaquia. Vítor Mendes, João Moura, António Palha Ribeiro Teles, e João Bastos do Grupo de Forcados do Aposento da Moita Capitaneados por João Simões.

Meu caro amigo e cliente é uma honra velo nestas fotos ao pé de grandes Sres da Tauromaquia, quando era Forcado.

Desde muito novo que analisei que o meu grande amigo João Bastos vinha a ser um grande Sr, na vida desportiva e para a vida social, que sempre foi desde pequeno um rapaz com grande humildade e grande simpatia, que as fotos o revelam

João Bastos temos neste salão dos Pinto's Cabeleireiros grande amizade por si, e por toda a sua família que os considero como família também, e grande apreço e simpatia por estes grandes toureiros dos nossos tempos, que deixo uma palavra humilde de homenagem para eles, como esta equipa de cabeleireiros Apolo 70 lhe da os parabéns e um grande abraço de homenagem para o nosso grande amigo João Bastos.
Com Amizade
Joaquim Pinto

INSTITUTO DE CULTURA EUROPEIA E ATLANTICA "EXPOSIÇÃO DE ANTIGUIDADES"

Exposição de antiguidades na Ericeira.

Temos na foto o nosso grande expositor Dr. Silva Gama a observar as lindas peças de antiguidades expostas na vitrina.

Tenho conhecimento que no dia da inauguração da exposição estiveram cerca de 400 pessoas para assistir a tão bela exposição. Dos réis aos escudos. Avida quotidiana na transição da monarquia para a republica.

Convite é feito pelo Instituto da Cultura Europeia e Atlântica, onde tive a honra de ser convidado para participar nesta exposição com as peças de museu de Joaquim Pinto
Atentamente.
Joaquim PPinto.

1 de setembro de 2010

MAQUINAS DE COTAR O CABELO


Estas maquinas de cortar o cabelo manuais que servem apenas para mostra de museu, visto já ninguém usa porque estão na moda as eléctricas e que são bastante eficientes para os cabeleireiros.
Atentamente
Joaquim Pinto