31 de outubro de 2011

MUSEU DE ODONTOLOGIA DO BARBEIRO DENTISTA EM SÃO PAULO QUE FUNCIONOU ATÉ 1890

ESTE MUSEU DO BARBEIRO DENTISTA QUE FUNCIONOU ATÉ AO ANO DE 1890 EM SÃO PAULO BRASIL.

Esta preservação museológica onde era o consultório de odontologia até esta data mencionada, é de louvar São Paulo, por ter deixado intacto a cultura dos nossos antepassados, e terem o bom senso e cultura de guardar tão valiosíssimo museu que assim podemos chamar, este consultoria, que muito gostaria de ver.

foi Claudia Matta nossa colega que com certeza não se importará que assim o diga, que me enviou quando frequentava seu curso de Visagista e Terapia Capilar, na Universidade Unhambi Morumbi, em São Paulo, e   com os contactos em Portugal teve a gentileza de nos enviar, onde lhe deixamos nossos agradecimentos.

30 de outubro de 2011

PUBLICADO POR MARINHO BORGES - PAUS-RESENDE

Palavras e afectos em torno de Resende

Sábado, Outubro 29, 2011

'O Último Segredo' (1)

Eis o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, onde sintetiza a sua participação na apresentação do último romance de José Rodrigues dos Santos, e que pode ler aqui.
Etiquetas:

Sexta-feira, Outubro 28, 2011

Anselmo Borges falou à TSF dos sinais de intolerância contidos no "Último Segredo" e do seu desacordo com o tom utilizado pela Igreja nesta polémica

Veja e oiça aqui parte da conversa com o jornalista Manuel Vilas Boas.
Etiquetas:
Publicado por Marinho Borges Às 20:32

POR OLIMPIO FERNANDES "CABELEIREIRO" FIGUERA DA FOZ

sábado, 29 de outubro de 2011

Dois cortes, duas gerações.

Diogo Marques, 12 anos de idade, tem o gosto da passerelle, daí o corte elaborado, podendo na circunstãncia e com aquele corte  e penteado, passar roupa de cerimónia, quando o entender. A Mãe Susana, sentada , está atenta ás modernices do jovem Diogo. A D. Paula, ao lado esquerdo de Susana
surge na foto com um classico e sempre actual visual. O corte na nuca é bastante elevado, e as pontas sobre a face , longas o que permite o cabelo. A D. Paula, desloca-se da Figueira da Foz , á Cova Gala, o que me honra com a sua presença.O cabelo é bastante ondulado e com uma textura forte , originando por isso volume acentuado.Desta vez , aceitou a minha proposta, isto é, com a navalha ,"roubei-lhe" algum peso, o que favoreceu a secagem ,feita com uma escova própria para estes cabelos. Pareceu-me feliz com a alteração, veremos no futuro.

29 de outubro de 2011

PUBLICADO POR FRANCISCO SEIXAS DA COSTA - http://duas-ou-tres.blogspot.com/

quinta-feira, 27 de outubro de 2011


Brasil

Fiquei surpreendido com o interesse que concitou a conversa tripartida que o embaixador brasileiro em Portugal, Mário Vilalva, o advogado Pedro Rebelo de Sousa e eu próprio tivemos ao final da tarde de terça-feira, no Grémio Literário, em Lisboa, sob a moderação do escritor Miguel de Sousa Tavares. O Centro Nacional de Cultura e o Círculo Eça de Queiroz patrocinaram também esta iniciativa.

"O Brasil e os brasileiros" foi o mote deste debate muito animado, com pouca "langue de bois", talvez por ter como figura tutelar um "colega" diplomata que não ficou famoso por a praticar - Eça de Queirós.

Pela minha parte, assentei o que disse no seguinte esquema:

- As assimetrias não assumidas nos olhares cruzados de Portugal e do Brasil. Retóricas e realidades.
- O que é Portugal no Brasil contemporâneo: pessoas, economia, cultura.
- A relação Brasil-Portugal na história diplomática comum: encontros, desencontros e ambiguidades.
- O que é hoje (realmente) o Brasil para Portugal? E Portugal para o Brasil?
- O papel histórico da África no relacionamento entre Portugal e o Brasil.
- Do bilateralismo à CPLP. Complementaridade dos mundos multilaterais de Portugal e do Brasil.
5 comentários

AMIZADE DE 53 ANOS AQUI RECORDADA

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Recordamos uma amizade com 53 anos!.

José Fernandes , nasceu no Moinho da Mata , Montemor-Velho. Foi meu colega na Figueira da Foz, nesse distante ano de 1958. O Zé partiu para o Brazil, mas nunca esqueceu a sua terra que suaviza na sua poesia, que me envia. Desta vez veio o seu filho Marcelo e sua nora Cristina , que fotografou. Do meu lado esquerdo, está a a irmã do meu colega Zé, que vive no Moinho da Mata. Esta foto chegou agora do Brasil, com muita amizade de amigos felizes.  Esta mensagem fará contentamento no Brazil, porque a amizade quando sentida, é como um irmão mais velho, elevada nos seus sentimentos de família. Aceitem pois um abraço do Olimpio Fernandes e da minha mulher Dília Fernnades
0 comentários

28 de outubro de 2011

PUBLICADO POR MARINHO BORGES - PAUS-RESENDE

Quinta-feira, Outubro 27, 2011


Homenagem do Instituto Luso-Árabe a Joaquim Pinto

A homenagem que foi prestada a Joaquim Pinto (Pinto's Cabeleireiros), que tanto prestigia Resende, já consta do site do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação (link).
Etiquetas:
Publicado por Marinho Borges Às 17:19

27 de outubro de 2011

Terça-feira, Outubro 25, 2011


Jornal de Resende – Edição de Outubro

A inauguração do Estádio Municipal de Fornelos, em Anreade, um investimento a rondar os 2 milhões de euros, é o tema central da edição de Outubro do Jornal de Resende. A inauguração da EB2 de Resende, após obras de remodelação, a Festa da Labareda 2011 e o Campeonato Nacional de Slalom “Iniciados”, ganho pelo resendense Marco Almeida merecem particular destaque.
Na publicação, a sair no final desta semana, destaca-se, também, uma entrevista a Rui Rebelo, Treinador do Grupo Desportivo de Resende, numa rubrica assinada por Marinho Borges, intitulada “Ao jantar com…”, patrocinada pelo restaurante Gentleman.
Terá, ainda, oportunidade de ler sobre a abertura oficial do ano lectivo da Universidade Sénior, a atribuição do Prémio Rebelo Moniz, o regresso da motonáutica às águas do Douro e a assinatura de um protocolo de colaboração entre a autarquia e a Federação de Andebol de Portugal, entre outras notícias e artigos de opinião.

NAVALHAS DE BARBEAR - MARCA CORNETA

25 de outubro de 2011

BARBEARIAS E OS FRASCOS DA BRILHANTINA

Frasco da brilhantina" centenário"

Este bonito frasco com mais de 1oo anos, que foi usado nas barbearias com a respectiva brilhantina para pentear o cabelo, que foi a grande moda á uns tempos atrás.

Já passaram bastantes anos que os clientes era o costume virem á barbearia fazer a barba duas vezes por semana´e mais tarde quase diariamente, porque os tempos e os empregos iam tendo outra exigência e, teria que se andar mais bem barbeado e mais uniformizado que os tempos mudam e nós temos que nos adaptar ao avanço das modas e asseio.

falando no frasco da brilhantina e no habitual dos clientes dos tempos passados, era habitual virem fazer a barbra e dar uma penteadela e então por um pouco de brilhantina, que era um uso comum, e passar a navalha para limpar o pescoço, tal como ainda me lembro quando íamos meter gasolina no carro, sempre aparecia habitualmente limpar os vidros. também me lembro tomar a bica e porem um cheirinho.

Hoje nos tempos mais civilizados e que os preços dariam para essas mordomias que nos deixa saudades, somos atendidos com uns robôs fazem tudo mecanizado, e temos nos habituar á nossa sociedade de consumo.

Com amizade
Joaquim Pinto

23 de outubro de 2011

OLIMPIO FERNANDES _ FIGUEIRA DA FOZ

Daniel Ramos, 14 anos, Vila Verde , Figueira da Foz.

Este jovem foi meu modelo, no Festival de Penteados, na Cova Gala. O tempo nesta minha idade é vento que passa e deixa a marca do seu soprar.
Estes jovens estão longe de imaginar a força que me dão para enganar esse tempo e esse vento, pois as suas vontades de modernidade nos cortes de cabelos,
fazem-me esquecer o caminhar no tempo e no vento da vida.
O Daniel sabia o que queria ...bastante escadeada a sua cabeleira mas a nuca teria que ficar com volume, e lá foi, julgo, contente com o corte.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Eça, o Brasil e nós

No âmbito dos chamados "jantares queirosianos", dedicados a aspetos da vida e obra de Eça de Queiroz, a Fundação Eça de Queirós, o Círculo Eça de Queirós e o Grémio Literário promovem, no próximo dia 25 de outubro, em Lisboa, um debate, seguido de jantar, sobre o tema "O Brasil e os brasileiros".

Moderados por Miguel Sousa Tavares, o embaixador brasileiro Mário Vilalva, o advogado Pedro Rebelo de Sousa e eu próprio, juntar-nos-emos no Grémio Literário, numa charla que pretendemos bem animada.
4 comentários

Domingo, Outubro 23, 2011

'Fraudes da Bíblia' em novo romance de José Rodrigues dos Santos, apresentado por Anselmo Borges

O livro é um ponto de partida que permite aos leitores investigarem." As palavras são de José Rodrigues dos Santos, jornalista e autor de ‘O Último Segredo’ (Gradiva), lançado ontem numa sala cheia da Sociedade de Geografia de Lisboa. O padre Anselmo Borges, a quem coube a apresentação do romance, concorda. E leu o livro "linha a linha", com tal atenção que até encontrou um "pequeno lapso" histórico.
"Não vou dizer ao José Rodrigues dos Santos que o Papa João Paulo II veio a Portugal em 1976 [como consta no livro], porque ele não era papa nesse ano, Paulo VI é que era", corrigiu o teólogo. O erro foi admitido prontamente pelo autor que, garante, "será corrigido nas próximas edições".
‘O Último Segredo’ é protagonizado por Tomás Noronha – personagem de ‘O Códex 632’ ou ‘Fúria Divina’ –, parte de informações genuínas e prima pelo mistério. Se Anselmo Borges diz estarem "reunidos os ingredientes para o sucesso, juntando a clonagem [de Jesus], as alegadas fraudes da Bíblia e uns assassinatos pelo meio", questionou: "Não sei se é correcto jogar em dois tabuleiros, no ficcional e no histórico/teológico. Como poderá o leitor fazer a destrinça?"
O padre refere que o "livro polémico" de Rodrigues dos Santos não abalou a sua fé e que obriga a Igreja e os cristãos "a um maior conhecimento sobre Jesus".
Controverso ou não, Maria Manuela, mãe do autor, admite que gosta de ‘ler’ o filho. Educada em colégios católicos vai mais longe: "Concordo com muitas das teorias do meu filho." 
Retirado do Correio da Manhã

22 de outubro de 2011



DO BARBEIRO A TABERNA HOJE DO BARBEIRO AO VISAGISTA










Em tempos atrás era comum e tradição haver uma taberna ao lado da barbearia ou vice versa.
Dizíamos que antiga mente o barbeiro deixaria o cliente na cadeira e ia tomar o seu copo ao lado com outro cliente que ia esperando para cortar o cabelo ou a barba.

Tradição que era para centrar as atenções dos clientes, e com certeza era como dizer uma parceria, que a taberna trazia os clientes para o barbeiro e o barbeiro trazia os seus clientes para a taberna, e era uma forma de ambos segurarem os clientes, e outra forma de trocarem umas animadas conversas enquanto esperava iam molhando a garganta.

Eram formas de vida saudável, visto terem uma conversa mais pessoal e convívio, iam actualizando trocas de impressões sobre o gado, sobre a agricultura, e onde se fazia os seus negócios, que era no barbeiro e intercessão com a taberna, ou então no adro da igreja,

Com estima.
 Joaquim Pinto

19 de outubro de 2011

Terça-feira, Outubro 18, 2011

Ainda a propósito da Medalha de Mérito da Cooperação atribuída a Joaquim Pinto

"Joaquim Pinto tem sido distinguido ao longo da sua vida profissional com numerosos prémios, e goza, acima de tudo, do apreço de todas as pessoas que têm o privilégio de com ele conviver...", referiu o Presidente do Instituto Luso-Árabe, Dr. Manuel Augusto Pechirra,  no jantar de homenagem, que decorreu na 5.ª feira passada, no Grémio Literário. De facto, este nosso conterrâneo, nascido em S. Martinho de Mouros, tem honrado Resende  pelo seu ímpar percurso profissional e pessoal. Nunca é de mais reafirmar que tem contribuído para dar a conhecer o nosso concelho através do grande círculo de clientes e amigos, sem esquecer  o impacto dos prémios e de outras distinções que tem recebido e das  numerosas entrevistas a jornais e televisões. Todas as ocasiões são boas para se afirmar resendense e para divulgar as mais-valias de Resende.
Etiquetas:
Publicado por Marinho Borges Às 20:53

18 de outubro de 2011

Terça-feira, Outubro 18, 2011

Joaquim Pinto (Pinto's Cabeleireiros) foi distinguido pelo Instituto Luso-Árabe para a Cooperação com a Medalha de Mérito da Cooperação

Pelo apoio prestado à actividade do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação e pelo elevado apreço registado por numerosos diplomatas árabes, contribuindo assim para o reforço da cooperação entre Portugal e os Países Árabes, este Instituto, por deliberação unânime do seu Conselho Directivo,  distinguiu Joaquim Pinto com a Medalha de Mérito da Cooperação.
A entrega do Diploma e Medalha decorreu  num jantar de homenagem, no Grémio Literário, que teve lugar  no passado dia 13 de Outubro. Foi um evento que se revestiu de grande significado, pelos pergaminhos histórico-culturais  do local escolhido e pela envolvência afectiva que caracterizou este acto. Estiveram presentes os elementos da  família mais próxima do homenageado e  vários amigos, de entre os quais alguns  de Resende, e muitos sócios do Instituto Luso-Árabe. Como referiu o respectivo Presidente do Conselho Directivo, Dr. Manuel Augusto Pechirra, com a atribuição desta alta distinção,  Joaquim Pinto junta-se assim a uma plêiade de personalidades portuguesas e árabes, entre as quais se incluem Chefes de Estado e de Governo de países do Magrebe, Presidentes de Parlamentos, Ministros, S.A.R. o Príncipe Khalid Al-Faisal Bin Abdel Aziz Al Saud,  filho do Rei Faisal da Arábia Saudita,  e o Director-Geral da ALECSO (Arab League Educational, Cultural and Scientific Organization). Destacou  o apreço de todas as pessoas que têm o privilégio de conviver com o homenageado, entre as quais numerosos membros do Corpo Diplomático árabe,  e a longa ligação de amizade entre ambos. "Pessoalmente, tenho a honra e o prazer de ser seu amigo há quase 40 anos", disse.
Joaquim Pinto agradeceu de forma sentida esta distinção, tendo-a dedicado à família, mas fazendo questão  de referir que a compartilhava com os seus conterrâneos e amigos de Resende, aqui representados por João Nuno Magalhães, Vítor Borges e Marinho Borges,  e com todos os outros amigos, aqui especialmente representados pelos irmãos  José Soares d'Almeida Ribeiro e Carlos Soares d'Almeida Ribeiro.
Etiquetas: ,
Publicado por Marinho Borges Às 00:52

OS MEUS AGRADECIMENTOS  AO DR. MARINHO BORGES.  
PAUS RESENDE
Um abraço 
Joaquim Pinto

16 de outubro de 2011

RECEPIENTE PARA AQUECER A AGUA PARA FAZER A BARBA


Era Usado em tempos nas tradicionais barbearias, já mais categorizadas, que já aqueciam a agua para servir mais confortavelmente seus cliente

13 de outubro de 2011

CADEIRA DE BARBEIRO EM MADEIRA

Eram assim as cadeiras de barbeiro que outrora se usavam, e que vai ficando estas raridades como preciosas peças de museu.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MAIS PROFISSIONAIS ENTRAM NO MERCADO DE TRABALHO FORMADOS PELA D'MATTA



A Academia de Beleza D’Matta promoveu na última quarta feira 05 de outubro, a cerimônia de entrega de certificados aos formandos do Curso de Cabeleireiro, infelizmente nem todos puderam participar, pois a cerimônia não aconteceu no sábado (dia do curso) e sim na 4ª feira.

O curso teve duração de 220 horas e foi ministrado por essa que vos fala, objetivando capacitar profissionais com ética, postura e comprometimento com a nova profissão.

A missão da D’Matta é preparar profissionais e novos empreendedores.

Todo o processo de aprendizagem foi dividido em 4 módulos: técnicas capilares/tricologia, transformação/texturização, corte e colorimetria.

Para enriquecer nosso aprendizado e colocar em prática tudo que aprendemos, realizamos diversos trabalhos sociais, como: Escola da Família, Casamento Comunitário, Associação da 3ª Idade e em Igrejas de comunidades carentes.

Confesso que aprendi mais do que ensinei, trouxe mais do que levei!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

11 de outubro de 2011

Prof José Medeiros Ferreira

O Prof. José Medeiros Ferreira Antes de ir para a TVI 24, para os seus comentários habituais, passou pelo nosso salão Pinto's Cabeleireiros para aparar seu cabelo com a convicção que seu Benfica será o campeão. são coisas de clubes e de cores que só no fim se saberá quem é o vencedor.

Mas vencedor é o nosso grande amigo que vai sempre vencendo as boas etapas da vida, que é um grande senhor bastante requisitado para tudo que diga respeito ao progresso.na politica e na comunicação social.

Com estima
Joaquim Pinto

9 de outubro de 2011

Fernando Alves "Um Mestre Cabeleireiro no Brasil"

Fernando Alves

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PROFISSIONAL QUE FAZ HISTÓRIA - FERNANDO ALVES/SÃO PAULO 

Verdadeiro escultor de cabelos, o português Fernando Alves, com 50 anos de profissão é referência como educador no Brasil, começou sua carreira em Portugal como auxiliar de cabeleireiro, e logo passou á cabeleireiro, com 23 anos já ministrava cursos para uma empresa do setor. Chegou a ter 8 salões em Portugal.


Conta que os serviços mais procurados da época eram permanentes e penteados, chegou a fazer 50 penteados por dia. A maior dificuldade da época era conseguir dinheiro para viajar a fim de obter informações e novas técnicas.


“Homens e mulheres sempre atuaram neste mercado, só que as mulheres aparecem numa escala muito menor, mas isso vai acabar. Conheço cabeleireiras magníficas, em um wokshop encontramos 80% de mulheres e 20% de homens. A mulher vai tomar conta do mundo”.


Especialista em cortes, á 15 anos dedica-se a formar profissionais. “Sou educador por natureza, quero falar do que eu gosto, fazer o que gosto. Um bom cabeleireiro, precisa ter técnica e habilidade”. Fernando já formou vários profissionais que estão trabalhando fora do Brasil, ele exporta profissionais.


Fernando e eu
“A profissão está valorizada sim, cresceu tecnicamente e artisticamente, mas os governantes não fazem dela uma profissão séria. É lamentável, luto por isso á muito tempo. Enquanto não houver governantes interessados, nossa profissão não será regulamentada. E isso depõem contra nossa profissão.Tenho carteira profissional Norte Americana, lá eu sou cabeleireiro, em Portugal também tenho carteira de oficial de cabeleireiro e aqui no Brasil eu não sou nada”.


“O visagismo é extremamente necessário, precisamos ensinar nossos clientes a usá-lo. Correto seria cada salão ter um visagista. O cabeleireiro visagista, precisa saber o que fala e saber fazer o que diz”.


Muito obrigada querido Fernando, bjoca..........


Daqui de Portugal Joaquim Pinto envio um grande Abraço para os grandes profissionais no Brasil
FERNANDO ALVES E CLAUDIA MATTA


Quer saber mais sobre o Fernando Alves?
Acesse: http://www.fernandoalves.com.br/

CLUBE ARTISTICO DOS CABELEIREIROS DE PORTUGAL

Clube Artístico dos Cabeleireiros de Portugal
.
Lança a moda Outono e Inverno para o Ano 2011
 
FIGUEIRA DA FOZ

Barbearia S.Pedro
de Olímpio Fernandes
Inaugurada em 2 de Dezembro de 2004
Um abraço do amigo 
Joaquim Pinto

8 de outubro de 2011

Sexta-feira, Setembro 23, 2011


Instituto Luso-Árabe para a Cooperação agracia Joaquim Pinto (Pinto’s Cabeleireiros) com a “Medalha de Mérito para a Cooperação"

A atribuição desta importante distinção a este nosso conterrâneo, um profissional de excepção que muito  honra Resende, teve em conta a colaboração e o apoio continuado concedido ao Instituto Luso-Árabe e o elevado apreço registado por numerosos diplomatas árabes.
A cerimónia da entrega do Diploma e Medalha realizar-se-á no Salão Luís XV do Grémio Literário, num jantar que terá lugar no próximo dia 13 de Outubro.
Já anteriormente, em 2007, tinha-lhe sido atribuída a “Insígnia de Prata” pelo Instituto Luso-Árabe para a Cooperação.
Refira-se que esta instituição da sociedade civil, fundada em 16 de Julho de 1985, tem como objecto social o desenvolvimento da cooperação no âmbito cultural, económico, social e técnico entre Portugal e os Países Árabes,  sem interferências político-religiosas.
Etiquetas:
Publicado por Marinho Borges Às 00:15

sexta-feira, 7 de outubro de 2011


Museu do barbeiro e cabeleireiro.


MUSEU DO BARBEIRO E CABELEIREIRO
Do Barbeiro ao Visagista
Este projecto do meu colega em Lisboa, Joaquim Pinto, devia ter na nossa classe eco de reconhecimento por um trabalho que nos relembra o que foi uma profissão antiquíssima e que ao longo da história se valorizou imenso.Com diversas exposições no país, Joaquim Pinto, com o seu museu, transmite aos barbeiros e cabeleireiros, uma curiosa ligação com os utensiíios usados no passado e hoje próximos da nossa memória.
Valorizo imenso este trabalho e lutarei para que Joaquim Pinto, venha no próximo ano à Figueira da Foz , com a sua exposição , mostrando aos profissionais da Região Centro, belas peças que fazem a nossa história na profissão.Estas peças da arte de barbear, não imaginava que existissem e, sem a dedicação de homens que as preservam talvez não chegassem até nós. O museu de Joaquim Pinto é de facto um projecto de amor aos utensilios que falam por nós.