29 de dezembro de 2013

MAQUINA DE BARBEAR DAS PRIMITIVAS

Esta maquina de barbear foi das primitivas para o homem se barbear, que era movida a corda e se iam barbeando, até que surgiram as eléctricas-

26 de dezembro de 2013

MAQUINA DE FAZER AS PERMANENTES NOS CABELOS


Era muito usada noutros tempos nos cabeleireiros de senhoras, com certeza se existissem hoje a funcionar, também seria para homens, que o avanço e os preconceitos oram felizmente esquecidos, e que o homem hoje também faz permanente no cabelo.

25 de dezembro de 2013

NAVALHA DE BARBEAR COM LÃMINA DE SUBSTITUIR OU SEJA DESCARTAVÉL


 Esta navalha com cerca de 100 anos, já era bastante evoluída para a época, visto ser hoje moderno as navalhas com lamina descartáveis.

Só que a diferença é que estas laminas eram afiadas como navalha normal, e havia suplentes para mudar depois de bem afiada se procedia a fazer ma barba na perfeição..


23 de dezembro de 2013

ARQ. CARLOS ALMEIDA RIBEIRO " NA TURQUIA"





A passar as belas férias de Natal na Turquia, me enviou estas bonitas fotos, E que com grande prazer as divulgo, que faz parte da nossa amizade como meu estimado cliente e amigo, que tem acompanhado meu percurso profissional, e que aproveito para lhe desejar Boas festas de Natal e que venha com boa vontade para colaborar com o meu livro

FERRO DE FRISAR CABELOS



Um peça muito usada nos cabeleireiros de senhoras, que noutros tempos era sobretudo quase obrigatório visto que as frisagens nos cabeleos eram feitas com esta peça e outras identicas

19 de dezembro de 2013


Quinta-feira, Dezembro 19, 2013

Revista do Agrupamento de Escolas de Resende-edição de Dezembro de 2013

Com a coordenação de Paulo Sequeira, António Loureiro, Fernando Vieira e Alice Colaço, expressa o pulsar do Agrupamento de Escolas/Comunidade Educativa de Resende, dando a conhecer todas as suas actividades e projectos.
Pode ser consultada aqui.
Etiquetas:

17 de dezembro de 2013

CIRURGIÕES BARBEIROS

dos <b>cirurgiões</b>-<b>barbeiros</b>,


Um <b>Cirurgião Barbeiro</b> Cuidando
,
                                  Um Cirurgião Barbeiro Cuidando do doente
No final da Idade Média barbeiros que também tiravam sangue, vendiam unguentos, arrancavam dentes, aplicavam ventosas e davam edemas. Eles geralmente tinham o direito para praticar Cirurgias Começaram a adquirir importância por volta de 1100 quando os monges, que requisitavam os serviços do barbeiro para raspar a cabeça requisitavam deles também a sangria uma prática requerida por lei eclesiástica. Por volta do século 18 os barbeiros continuaram a praticar cirurgias menores e odontologia e muitos cirurgiões famosos adquiriram. nas suas lojas suas habilidades de barbeiros.

16 de dezembro de 2013

LAMINAS DE BARBEAR


Este mostruário com 140 laminas diferentes, serve para mostrar a paixão de quem colecciona, neste caso ligado a higiene de barbear, que como sabemos foi em tempos bastante atrás que quando apareceram este tipo de laminas os barbeiros caíram em muita falta de trabalho, e estas desaparecem, mas os mesmos fabricantes optaram por outros modelos, e que tem na mão o o tal mercado que são agora as laminas ou gilletes descartáveis.

15 de dezembro de 2013

CABAÇA DE BORRALHA DO PÓ DE TALCO


Noutros tempos que já lá vão, estas peças eram quase obrigatórias nas barbearias que era habitual se pôr o pó de talco no pescoço após o corte de cabelo, para secar a pele e saírem melhor 
agrradoos á pele

Hoje deixou-se de usar, visto se verificar que era de tal modo incomodo para a roupa quando ficava agarrado aos casacos e que era um pouco difícil de limpar


13 de dezembro de 2013

CABELEIREIRO DE HOMENS AOPOLO 70 EM LISBOA



Feliz Natal

Os Pnto's Cabeleireiros Apolo 70, desejam aos seus estimados clientes e amigos, um Feliz Natal, cheio de alegria e confraternizem o melhor possível com vossos familiares, que é o tempo mais bonito do Ano, o juntarem as famílias, e como tal devem aproveitar e conviver o melhor possível. Também desejo para os leitores do blog, o meu obrigado pela vossa visita, e vos desejo que passem um óptimo Natal, apesar de não vos conhecer, facão de conta que são considerados bons amigos

8 de dezembro de 2013

PINTO'S CABELEIREROS APOLO 70 EM LISBOA


                                     
                                       AMÂNDIO MONTEIRO NOBRE "CABELEIREIRO"

Rui Nunes,  estudante  de Medicina Dentária, a ser penteado por Amândio Monteiro Nobre, este jovem ainda família do cabeleireiro, mas como esta juventude sem qualquer tabus, e se apresentam sempre quando necessário para acompanhar os avanços das novas tecnologias, e que são eles os homens de amanhã, para dar continuidade ao desenvolvimento do nosso país.

Tambenmuito agradecemos a disponibilidade dos jovens, para ir sempre mantendo o cabeleireiro actualizado com juventude e trabalho, que como todos sabem quando não modernizamos e não apostamos na juventude e modernos trabalho teremos pouco futuro nas empresas

Domingo, Dezembro 08, 2013

Anselmo Borges no "Prós e Contra" de amanhã (RTP1)

A REVOLUÇÃO DO PAPA FRANCISCO

Contra a ditadura da economia sem rosto.
Contra a economia que mata.
Pela inclusão social.
Pela paz e pelo diálogo.
A influência do Papa no Mundo pelos olhos da sociedade.
Etiquetas:

Sábado, Dezembro 07, 2013

Francisco: a alegria do Evangelho (1)*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.
Etiquetas:

7 de dezembro de 2013

PINTO'S CABELEIREIROS APOLO 70 LISBOA FESTA DE NATAL





Festa de Natal, bonita e encantou este excelente coro que actuou varias interpretações alusivas ao Natal, e que tivemos a alegria de actuarem em frente dos Pinto's cabeleireiros Apolo 70 em Lisboa, e aproveito para desejar um Feliz Natal de 2013, a todos os clientes qe frequentam os Pinto's Cabeleireiros Apolo 70, e a todos clientes em geral que visitam o Apolo 70.

6 de dezembro de 2013


Bruno Sousa Esteves
Estudante do 11º Ano no Colégio Planalto


 Cabeleireiro "Amândio Monteiro Nobre"

Bruno Esteves, nosso amigo e cliente desde muito pequeno, que nos honra frequentar os Pinto's Cabeleireiros do Apolo 70 em Lisboa para cortar o seu cabelo, e com a sua regularidade de corte e sempre com sua simpatia que é o que é o seu bom trato que tem para com todos nós.

De famílias de Felgueiras Conselho de Resende, que só poderia ser de um perfil e postura que a boa gente de Resende se rege como gente de bem, e honrar as nossas origens para manter a tradição da família Resendense.

É muito aliciante termos juventude no nosso salão, para irmos dando continuidade ao bom funcionamento de trabalho, e que um estabelecimento que não tenha juventude, está condenado ao fracasso  porque a lei natural da vida é as pessoas irem envelhecendo e os mais novos vão dando continuidade ao mesmo movimento.

Nós precisamos muito da juventude visto os tempos que o mundo atravessa  esperamos que venham outras ideias não desfazendo das actuais, mas o mundo esta a mudar e a juventude há-de estudar o problema para acompanhar as exigências necessárias para a decisão adequada.

O Cabeleireiros de Homens Apolo 70 em Lisboa tem sido frequentado por personalidades de todos os quadrantes, da parte Empresarial, Pública e Politica, e todas as áreas.

Esperamos que estes jovens venham a exercer estes lugares, que este salão tem sido um exemplo de clientes de grande prestígio, e temos que acarinhar os nossos jovens para mais tarde sejam as grandes imagens deste salão como em todo o lado.

Meu caro amigo Bruno Esteves com seu cabeleireiro que lhe está a cortar o cabelo o Amândio Monteiro Nobre, que vá um dia visitar a linda terra de Resende, para ver que ha lá  boa gente de trabalho e com humildade que tanto honra a nossa terra.

Deixo aqui um abraço para todos os nossos conterrâneos e que visitem Resende para verem e comerem as melhores cerejas do Pais..

Um abraço

OLIMPIO FERNANDES "COVA GALA FIGUEIRA DA FOZ"

corte que pode propor, pelo menos dois penteados.

O jovem João Temudo, é um jovem que gosta de cortes modernos.Explica com quer
dos lados com pente 2 e na frente uma abundante porção de cabelo.
O João tem por hábito lançar o cabelo para tráz e com algum volume.
Para a fotografia propus-lhe a minha opinião. isto é... Um movimento largo sobre  a parte frontal, bastante descaída. Um penteado para a noite e para festas da mocidade
Entretanto saúdo os comentários anônimos pelo elevado grau ético como criticaram os meus textos, prevendo responder do mesmo modo

4 de dezembro de 2013

AMANDIO MONTEIRO NOBRE





PINTO'S CABELEIREIROS APOLO 70

Amândio Nobre Cabeleireiro no Apolo 70, exibindo um dos seus bons e excelentes trabalhos, que desta vez o modelo era seu próprio filho Francisco Miguel, que não se importou em aparecer com seu pai a ser penteado que os Pinto's Cabeleireiros do Apolo 70, tem sempre juventude para manter a tradição de bom movimento e bem servir

3 de dezembro de 2013

PENTES DE OSSO USADOS PELOS BARBEIROS.




Estes pentes de osso que eram usados para os disfarces de cabelo no pescoço, que para o corte eram outros tipos de pentes mais largo e mais resistente.

Foram-me oferecidos há dias por uma pessoa amiga que os viu na feira de antiguidades, e sabia que eu era um fascinado por este seleccionismo e os comprou e mos veio oferecer, onde deixo os meus agradecimentos.

RESENDE CONTRA ENCERRAMENTO DO TRIBUNAL E REPARTIÇÃO DE FINANÇAS

A Assembleia Municipal de Resende deliberou, por unanimidade, manifestar a sua oposição ao encerramento do Tribunal e da Repartição de Finanças no concelho.
A proposta apresentada pela bancada do Partido Socialista (PS) na sessão extraordinária, realizada no dia 25 de novembro, considera que a extinção do Tribunal Judicial de Resende “não pode deixar de voltar a merecer a maior contestação por parte de todos os Resendenses e desta Assembleia em particular, porque fere não só direitos dos cidadãos como se fundamenta em avaliações erradas e despropositadas”.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, referiu que “ é unânime a posição de contrariar as intenções do Governo de encerrar o Tribunal e o serviço de Finanças, pelo que o Município accionará todos os meios que estiverem ao seu alcance para evitar o encerramento de serviços públicos essenciais para a fixação da população e para o desenvolvimento económico do concelho.”
De destacar que os estudos que sustentam a proposta do Governo não correspondem à realidade, pois o Tribunal de Resende tem um número de processos superior a 250; o Palácio da Justiça não é propriedade da Câmara Municipal; o Municipio não dispõe de Julgado de Paz e não existem bons acessos rodoviários.  Além disso, a extinção do Tribunal terá um diminuto efeito de redução de despesa (os custos de água, luz e comunicações são cerca de 18.500 euros/ano) quando comparado com o aumento do custo que o Estado irá suportar, por exemplo, só com os encargos resultantes de deslocações em todos os processos com apoio judiciário.
Assim, a Assembleia Municipal de Resende decidiu:
 - Protestar junto do Governo da República, da Assembleia da República e do Presidente da República e manifestar-se de forma veemente contra o encerramento do Tribunal Judicial de Resende;
- Corroborar as diligências efetuadas pelo Senhor Presidente da Câmara junto da ANMP, da Ordem dos Advogados e do Ministério da Justiça, solicitando-lhe ainda que desenvolva por todos os meios as ações mais convenientes;
- Reiterar a sua total determinação na defesa dos direitos constitucionais de acesso de todos os resendenses à justiça, expressos no artigo 20º da Constituição da República Portuguesa;
- Exprimir desde já o exercício que a todos os resendenses é concedido pelo artigo 21º da Constituição da Republica Portuguesa, nomeadamente o seu direito de resistência: “todos têm direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública”;
Caso se concretizem as intenções do Governo, o Município promete contestar nos tribunais nacionais e internacionais o fecho do Tribunal de Resende, bem como promover todo o tipo de manifestação - direito da ordem constitucional - que se oponham a tais políticas.
Relativamente ao encerramento da Repartição de Finanças, a concretizar-se será um grave acontecimento e um sério revés para o processo de desenvolvimento do concelho, no serviço aos resendenses e na qualidade dos serviços públicos a prestar aos cidadãos, tendo em conta que existe uma Loja do Cidadão no concelho, pelo que a simples retirada daqueles serviços será ainda mais incompreensível do ponto de vista da despesa para o Estado e dos custos para o cidadão desta região duriense.
Neste sentido, a Assembleia Municipal deliberou concordar com as diligências e propostas já enviadas pelo Presidente da Câmara Municipal à Senhora Ministra das Finanças no sentido de garantir a manutenção da prestação dos serviços de finanças no concelho; bem como, exprimir o seu desacordo pela forma como as políticas de reformulação dos serviços públicos estão a ser concretizados pelo Governo, sem diálogo com as autarquias e de uma forma cega que contraria os objetivos essenciais de eficiência e rigor na utilização dos bens e dinheiros públicos.
Com estas deliberações, o Município pretende iniciar um processo de grande contestação às políticas do Governo que quer encerrar serviços indispensáveis à fixação da população e ao desenvolvimento deste concelho situado no interior do país.

O Gabinete de Comunicação e Imagem

02 de Dezembro 2013