27 de agosto de 2015

Barbearia Moura "BARBEIRO" Com 150 anos em S Martinho de Mouros, Conselho de Resende




              BARBEARIA MOURA  "BARBEIRO"
                        Agostinho Pinto Moura 

A trabalhar á 60 anos nesta Barbearia, é de louvar, e que é o terceiro dono, ou seja o fundador trabalhou 40 anos, o segundo trabalhou 50 e o atual á 60 anos, que faz 150 anos a Barbearia Moura, de certeza a mais velha do conselho de Resende e do País

Nas minhas ferias, na minha terra natal tive o prazer de conversar com ele o Sr. Agostinho Pinto Moura, e que mostrou ser um apaixonado da profissão de barbeiro, e que apesar da sua idade já não ser muito jovem, encontrei nele um homem de grande interesse e grande cultura que me apeteceu fazer esta pequena reportagem no blog, e que no nosso dialogo me foi dizendo que quer estar sempre actualizado para atender seus clientes o melhor possível.

Agostinho Pinto Moura, meu amigo e colega de profissão, tem uma vida dedicada ao seu oficio, com sessenta anos a cortar cabelos na sua barbearia, que merecia bem ser mais reconhecido pelas entidades  competentes.

Todos sabemos que é uma profissão das mais antigas do mundo, e que passaram e passam todas as pessoas de todos os quadrantes da vida social e politica, desde o louvável e prestigiado cavador, até ao supremo dum país, que é o Presidente da Republica, que noutros tempos  era o Rei.

Nas antigas barbearias eram polivalentes para prestarem muitos serviços, e o barbeiro foi sempre um relações publicas e humanas, que como o povo tem conhecimento antigamente os  barbeiros eram muito requisitados pelo povo, que eles eram barbeiros sangradores, barbeiros dentistas, e barbeiros cirurgiões, que tratavam das pequenas cirurgias e tiravam dos dentes e fazias as sangrias.

Temos que dar o valor aos barbeiros, que antigamente a Câmara  e o Registo Civil e a Igreja e os comerciantes e empresários punham os editais nas barbearias para informar o povo de tudo ate para vender o gado e todos os géneros, e então iam a barbearia informarem-se e dar um pouco de conversa com o barbeiro, e então vem dai dizerem que o barbeiro sabe de muita coisa, mas é cultural o saber do barbeiro.

Agostinho Pinto Moura, desejo Que permaneça e viva muitos anos a cortar cabelos na barbearia com 150 anos de existência, e o colega já conta com 60 anos, como dono dela a cortar cabelos em S Martinho de Mouros, para essa boa gente, que nunca esqueci minhas origens, do que fui e donde vim, que trazemos nossa terra no coração.

Um abraço amigo
Joaquim Pinto

                                       Lisboa 27 de Agosto de 2015

4 de agosto de 2015

Curso de Cabeleireiros 14 - do I E F P

A escola de Curso de Cabeleireiros 14 - I E F P da Amadora , visitou o museu do barbeiro e Cabeleireiro no Apolo 70 em Lisboa.
Estivera Presentes, Fernanda Filipa, Ana caramelo, Júlia Costa, Fatiam Silva, Cristina Carvalho, João Carvalho, Sandra Sousa, e Maria Morais.
Uma turma com grande interesse em saber como era a nossa   historia da profissão de cabeleireiro.

Turma de Cabeleireirosda Escola de Visage Formadores

No dia 20/04/2015 a Turma de cabeleireiros da escola de Visage e Formadores, visitaram  o Museu do Barbeiro e cabeleireiro no Centro Comercial Apolo 70 em Lisboa, onde mostraram grande interesse em verem o espólio que faz parte do museu e recordarem os nossos antepassados.

1 de agosto de 2015


A expectativa do jovem.

No meu tempo quem mandava nos cortes das crianças , eram os pais e acabou-se.
As maquinas de cortar cabelo eram manuais, algumas mas não cortavam os cabelos, mastigáva-os e os putos (coitadinhos ) sofriam calados! Hoje, não imaginam os seus cuidados com os cabelos, o que me torna atento ás suas preferências, se os quero ter como clientes.