31 de janeiro de 2015

Corte de Cabelo Pelo Cabeleireiro Joaquim Pinto




Corte de cabelo executado por Joaquim Pinto Pinto's Cabeleireiros e o seu estimado cliente e bom amigo de longa data, Francisco Barão Dias

28 de janeiro de 2015

19 de janeiro de 2015

PAUS-RESENDE
Palavras e afectos em torno de Resende

segunda-feira, janeiro 19, 2015

10 Perguntas a...Anselmo Borges (Revista/Expresso)**

"A Igreja não é dona de Deus"
 *Expresso do último sábado. Trabalho da jornalista Inês Maria Meneses
Faça duplo clique nas imagens para ampliar.
Etiquetas:

domingo, janeiro 18, 2015

Sessão sobre empreendedorismo

Organização: ANJE
Projecto: Academia dos Empreendedores
Co: financiado por IEFP
Etiquetas:

As Antigas gillettes de barbear


18 de janeiro de 2015

Presidente da Republica Condecorou meu Grande Amigo Jorge Listopad


Cerimónia de agraciamento
Cerimónia de agraciamento

Cortes de barba e cabelo á 50 anos atraz na Guine Bissau



 É de louvar e nunca esquecer nossas humildes origens e como a nossa vida começa, pois daremos mais valor a quem sobe na vida com suas e nunca nos esquecermos pde onde viemos e para onde vamos-

16 de janeiro de 2015

Recipiente para aquecer ferros e agua ao mesmo tempo


Esta bonita peça de museu bastante antig, era muito usada nos barbeiros e cabeleireiros para aquecer os ferros e ao mesmo tempo aquecia a agua

9 de janeiro de 2015

BARBEARIAS E OS FRASCOS DA BRILHANTINA

Frasco da brilhantina" centenário"

Este bonito frasco com mais de 1oo anos, que foi usado nas barbearias com a respectiva brilhantina para pentear o cabelo, que foi a grande moda á uns tempos atrás.

Já passaram bastantes anos que os clientes era o costume virem á barbearia fazer a barba duas vezes por semana´e mais tarde quase diariamente, porque os tempos e os empregos iam tendo outra exigência e, teria que se andar mais bem barbeado e mais uniformizado que os tempos mudam e nós temos que nos adaptar ao avanço das modas e asseio.

falando no frasco da brilhantina e no habitual dos clientes dos tempos passados, era habitual virem fazer a barbra e dar uma penteadela e então por um pouco de brilhantina, que era um uso comum, e passar a navalha para limpar o pescoço, tal como ainda me lembro quando íamos meter gasolina no carro, sempre aparecia habitualmente limpar os vidros. também me lembro tomar a bica e porem um cheirinho.

Hoje nos tempos mais civilizados e que os preços dariam para essas mordomias que nos deixa saudades, somos atendidos com uns robôs fazem tudo mecanizado, e temos nos habituar á nossa sociedade de consumo.


Como meu blog Joaquim Pinto Pinto's Cabeleireiros completa 100.000 visitas onde muito agradeço aos leitores, e ponho no blog esta linda peça com 100 anos para comemorar estas visualizações. 

Obrigados
Joaquim Pinto

7 de janeiro de 2015

Manuel Joâo de Matos



Manuel João e Cunhado fizeram-me  uma  visita e visitaram o museu do barbeiro e cabeleireiro no Centro Comercial Apolo 70 em Lisboa.

Pois este grande amigo que nos conhecemos e mantemos a amizade desde 1968, mas passam muitos anos sem nos vermos, mas agora tinha passado alguns vinte anos sem nos ver, apesar de nos telefonarmos, e sempre a  convidar-me para ir a Tões para uma petisqueira, que com certeza ira acontecer se as contas não falharem

6 de janeiro de 2015

As Formadoras e Formandos cabeleireiros Tecnogicos 2014/2015 da Santa Casa da Misericordia de Lisboa







Fizeram um visita de estudo ao museu do barbeiro e cabeleireiro no C.. Com. Apolo 70 em Lisboa, onde revelaram muito interece ao verem as peças de antiguidades da profissão barbeiro e cabeleireiro

1 de janeiro de 2015

Os Barbeiros e as Barbas no Dia Primeiro do Ano

 
Como é do conhecimento que a nossa cultura noutros tempos que ninguém ia á missa com a barba por fazer, era uma questão de higiene e respeito pela igreja e pelas pessoas que ao sair da missa e era o ponto de encontro para se cumprimentarem e até fazer os seus negócios.

mas não eram nada bem vistos aparecerem com a barba por fazer, e então o barbeiro se levantava muito cedo para fazer a barba aos seus clientes e amigos, pois as barbas só se faziam mais aos sábados e domingo de manha antes da missa e como tal o barbeiro tinha esse grande cuidado de faze as barbas, pois o barbeiro durante a semana ocupavasse com outras tarefas do campo por exemplo, que só faze barbas não era o suficiente viver só aos fins de semana na arte de barbeiro.
 
Aproveito para desejar um Bom Ano Novo de 2015,Cheio de Prosperidades.