10 de maio de 2012

 
 Morreu Vidal Sassoon

O grande cabeleireiro que deixa saudades, e deixa de luto todos os  os colegas de todo o mundo, visto ser um exemplo para todos nós, que devíamos fazer uma reflexão ao nosso saber, e vermos que ele foi o grande criador das modas e da modernidade dos cortes e penteados, e também na cosmética..

Tive a sorte e a alegria de o conhecer, e me oferecer um dos seus livros, e que com minha modéstia lhe ofereci um dos meus como prova de gratidão, não para ele aprender nada comigo.

Resta-nos ficar na nossa memória este grande artista que marcou e marca para sempre este nome na profissão de cabeleireiros.

Saudades
Joaquim Pinto

FESTIVAL DOS CABELEIREIROS "CASINO FIGUEIRA DA FOZ"

 

quinta-feira, 10 de maio de 2012


Aproxima-se o Festival dos barbeiros e Cabeleireiros, no Casino da Figueira da Foz

Ao longo dos meses, com o apoio do Casino da Figueira da Foz, Stilcoup, cosmética capilar,Centro Artístico dos cabeleireiros de Portugal, no Porto, a minha colega Graça Fernandes, fomos organizando o que esperamos, venha a ser uma grande manifestação da classe dos barbeiros e cabeleireiros.
Os programas vão ser entregues aos profissionais da região, já na próxima semana,assim como reuniões e ensaios com os colegas da Figueira, que vão participar no certame no dia 2 e 3 de Junho de 2012.
Tenho noticias do Porto de onde se deslocam duas camionetes lotadas com 55 colegas do norte, sendo certo que vão trazer animação á restauração no Bairro Novo, na data indicada.
A Caçarola 1 e 2,desde a primeira hora manifestaram o seu apoio, colaborando com
preços para os almoços e jantares, porque no sábado já teremos a presença de colegas, preços esses de boa vontade com esta iniciativa do festival dos cabeleireiros, na Figueira da Foz.
Também a Rádio Foz do Mondego,fará uma semana de informação junto dos cabeleireiros e do público, analisando os detalhes profissionais com a equipe de cabeleireiros da Figueira que vão actuar no  festival.

Já sabes, tanto faz, mulheres ou homens, crianças, lavas a cabeça e comparece no dia 2 de Junho, 20.30h, sábado,e exige um corte de cabelo, se assim entenderes,da moda Primavera -Verão 2012, que será gratuito!
0 comentári
gtrtsrthsr4th6sr4t6hst

8 de maio de 2012

II Feira à Moda Antiga Realiza-se a 27 de Maio PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Cartaz Feira_Moda_Antiga_2012
O Largo do Município, em Santa Comba Dão, recebe, no próximo dia 27 de Maio, Domingo, a segunda edição do evento Feira à Moda Antiga subordinado ao lema: “Um retrato vivo do passado ao alcance no presente!”.
Promovida pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão, através do Sector Cultural da Autarquia, esta II Feira à Moda Antiga pretende, à semelhança do que aconteceu na primeira edição, demonstrar as formas de vida, a cultura e as tradições do concelho no século XIX, através da recriação de um mercado à moda antiga.
O evento destina-se a toda a comunidade e terá uma edição de Outono a 14 de Outubro.

Texto: Gabinete de Comunicação Social e Imagem
  Mensagem Presidente
foto presidente_03_small

A actual situação económica e financeira que o País e a Europa atravessam, é a mais grave depois do 25 de Abril de 1974.

6 de maio de 2012

JOSE AVANTINO SILVA

Aventino da Silva 

Porto: Exposição "Barba & Cabelo" homenageia barbeiros e cabeleireiros
Navalha que barbeou o famoso "Zé do Telhado" é uma das peças expostas
Fotos: Liliana Lopes

Porto: Exposição "Barba & Cabelo" homenageia barbeiros e cabeleireiros

Marcadores: ,
A terceira mostra do ciclo "Comércio de Tradição" assinala os 40 anos da Barbearia Invicta.
Inaugurada esta quarta-feira no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça Carlos Alberto, no Porto, a exposição "Barba e Cabelo" marca os 40 anos da Barbearia Invicta, situada na mesma praça.
Fundada a 1 de Abril de 1968, por José Aventino da Silva, José Mendes de Babo, Aníbal do Carmo Soares e Joaquim Pereira Júnior, a Barbearia Invicta continua aberta ao público até aos dias de hoje e é um dos mais conceituados estabelecimentos portuenses da especialidade.
Aventino da Silva conhece a profissão de barbeiro desde os 10 anos: o pai e o avô já praticavam o ofício. Apesar da chegada da Gillette, não perdeu clientes.
Aventino da Silva junto à sua caricaturaAinda há quem vá ao barbeiro "fazer a barba, uma limpeza de pele e, por arrasto, o cabelo", conta ao JPN. E lembra que nos anos 50 já havia quem fizesse a barba em casa e isso nunca fez esmorecer o negócio.
"Devo dizer que sou uma pessoa feliz neste momento e tenho uma das profissões mais bonitas e gratificantes que há no mundo", afirma.
Além do exercício da profissão, o que gosta mais é de ser um "guardador de segredos", fruto das conversas, dos desabafos com os clientes, dos conselhos pedidos e dados. "Há segredos que vão morrer comigo, do tempo do Estado Novo até agora."

Instrumentos, gravuras, fotografias, caricaturas

Na exposição estão peças ligadas à profissão de barbeiro. Cadeiras (uma das quais barbeou o famoso "Zé do Telhado"), tesouras, pentes, espanadores de cabelo, pulverizadores, almofarizes, malas, ferros de frisar são alguns dos instrumentos, alguns já raramente usados.
A mostra conta também com imagens da "Enciclopédia", do século XVIII, de Diderot e D’Alembert, sobre a arte de fazer perucas. Há ainda gravuras de retratos do séc. XIX e fotografias de José Eduardo Cunha sobre duas das mais antigas barbearias existentes no Porto (a Invicta e a Veneza).
A visita fica completa com algumas caricaturas e uma projecção de imagens do Gabinete de Numismática da Câmara do Porto, intitulada "Cabelos e Barbas: da Antiguidade aos tempos modernos".

"Comércio de Tradição"

"Barba e Cabelo" é a terceira exposição do ciclo "Comércio de Tradição" (a primeira foi dedicada à Livraria Académica e a segunda à Farmácia Lemos).
Até 3 de Dezembro, das 9h00 às 21h00, de segunda a sexta-feira, é possível visitar o espólio da Barbearia Invicta.

5 de maio de 2012

POR OLIMPIO FERNANDES "FIGUEIRA DA FOZ"

sexta-feira, 4 de maio de 2012


O Barbeiro Antigo  

O nosso colega Joaquim Pinto, em Lisboa, no seu museu do barbeiro e cabeleireiro, continua a realizar uma actividade excelente , sobre a nossa antiquíssima profissão.
Museu que mostra ferramentas e que são hoje verdadeiras relíquias , servindo a informação e o conhecimento dos profissionais. De onde vimos, onde estamos e para onde vamos, serve a comunicação e a pedagogia de nos entendermos com os clientes diferentes e interessados no melhor serviço possível e o museu tem essa vantagem de mencionar as diversas tendências de cortes.
O texto publicado pelo nosso colega sobre os barbeiros que procuravam os clientes pelos campos, para lhes fazer a barba e cortar o cabelo, recebendo depois ao fim do ano, um alqueire de milho pelo serviço prestado, marca uma sociedade que já não existe.
Logo recordei a minha aprendizagem em Montemor-o-Velho. Os meus conterrâneos cortavam a barba ao sábado e o cabelo quando tapava as orelhas e deixavam de ouvir! Os meus padrinhos Olímpia e Júlio Medina , recebiam ao fim do ano alguns sacos de milho, que depois vendiam na feira em Montemor..
Mas voltando ao museu, é um espaço que recria também a modernidade e apoia neste tempo os novos barbeiros e cabeleireiros, saídos das escolas de Lisboa, Coimbra e Porto, e os pormenores técnicos deste tempo nada tem com o honrado passado dos nossos colegas, aos quais pretenso.
Hoje os barbeiros cabeleireiros estão apoiados por tecnologias que lhes garantem satisfazer clientelas com novas apetências nos cortes de cabelo, quer nos produtos
cosméticos e nos equipamentos , vídeos ,revistas, o que não acontecia antigamente.
Nestes contactos de propostas surgem os que nunca mudam o seu corte e para isso há que ter a mesma comunicação e atendimento, porque cada cliente tem o seu mundo, onde se entra com cuidado e profissinalismo.

  
O David tem um cabelo com imensos redemoinhos . Desta vez cortei-lhe uma franja esfiada e o movimento em espinha tornou a criança feliz. Não sendo nada de especial,o David e o primo Luis , fazem uns largos quilometros até ao meu Salão, enquanto outros clientes á porta nem sequer me conhecem, mas este é o caminho de todos os profissinais.
1 comentários  

4 de maio de 2012

PEDRO MARREIROS- PILOTO DA PORCHE


Pedro Marreiros é o responsável pela Porsche Sport Driving School em Portugal desde 2005. O piloto de Cascais disputa este ano o Campeonato Português de GT ao volante de um competitivo Porsche 911 e promete discutir as primeiras posições na classe GT4.

O nosso estimado cliente e amigo Pedro Marreiros que faz parte de uma clientela muito seleccionada e que lhe corto o cabelo desde criança, nos Pinto´s cabeleireiros Apolo, sempre vi neste amigo que era uma pessoa bastante votada para o progresso, e como tal se viu que é notável o seu trabalho.

è nosso orgulho nossos clientes estarem a ser falados por seus bons trabalhos, que muito nos elogia.

Amigo Pedro Marreiros, parabens e bons sucessos, que nos pvamos tabem partilhando e acompanhando.

Com consideração 
Joaquim Pinto 

3 de maio de 2012

 EXTRAIDO DO BLOG DUAS OU TRES COISAS

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O mistério Maddie

Um elemento bizarro que, desde o início, me intriga no caso McCann é o facto da generalidade da imprensa continuar a tratar a criança, como ainda há pouco ouvi na nossa televisão, por Maddie, quando os respetivos pais já afirmaram, por mais de uma vez, que nunca a designaram por esse nome e sempre a trataram por Madeleine.

Será que a comunicação social já tem, ela própria, o direito de criar diminutivos? 
1 comentários
NAVALHA QUE PERTENCEU AO REI DON CARLOS

1 de maio de 2012

Medalhado José Aventino Silva
Nascido em Baião em 1936, José Aventino Silva, é descendente de uma família de barbeiros e tornou-se num aos 10 anos de idade, após ter terminado o 4ºano.
Em 1968, funda a barbearia Invicta no coração da cidade do Porto que permanece até aos dias de hoje.
Em 2012 será homenageado pela autarquia portuense com a atribuição da medalha de mérito, grau cobre.TV

TV Porto › Zoom Câmara
 Medalhado José Aventino Silva 

BARBEIROS E CABELEIREIROS DUAS ARTES EM SIMULTÂNEO


Os barbeiros de antigamente eram os homens dos sete ofícios, tal como barbeiros Cirurgiões, barbeiros dentistas, barbeiros sangradores,  barbeiros de guarnecer espadas, barbeiros de cortar cabelo e barbas.

Hoje as coisas mudaram, mas  os barbeiros e cabeleireiros exercem duas profissões em simultâneo.
Primeira em executar um corte de cabelo tendo outra precisão mais adequada, mais experiente na novas técnicas,  e ter mais concentração no corte se esta adequado a sua fisionomia e ao enquadramento do rosto do cliente, que um corte de cabelo bem feito não chega ser bem cortado, mas sim se fica o enquadramento á fisionomia do rosto.

A segunda parte é a marketing e relações publicas.

Enquanto se executa o corte  o tal marketing de observação com o cliente, que é preciso observar se ele gosta de conversar, e se gosta, devemos dar sempre a prioridade ao cliente que ele de um sinal do que gosta de conversar, e  o cliente vem mais para falar com o cabeleireiro do que o cabeleireiro falar com ele, visto o cliente ter sempre razão fazemos a vontade, e nos aprendemos mais a ouvi-los falar do que a falarmos nós.

Também devemos ter em conta que sabermos estar calados é tão importante como falar, e  enquanto cortamos o cabelo, a tal arte em simultâneo é associado o marketing que é a recomendação das necessidades dos tratamentos que os cabelos precisam a recomendação dos produtos mais adequados á queda de cabelo, ou á conservação do mesmos, que este tipo de conversa são dos bons profissionais, aplicar no de correr dum trabalho aplicar a relação publica e o marketing, que como sabem senão observem que em meia hora por exemplo que temos para executar o corte e levarmos por exemplo vinte euros na mesma meia hora podemos ganhar outros vinte se usarmos o nosso marketing, e que será mal empregado estarmos por vezes a falar em coisas que por vezes não trarão tanto resultado, que o nosso cliente vê que esta numa cadeira dum grande cabeleireiro e dum grande relação publicas, e podemos então dizer que execremos duas grandes artes ao mesmos tempo, na nossa querida profissão.

30 de abril de 2012

O BARBEIRO E OS SEUS COSTUMES


O Barbeiro antigo.

Parece história, mas a profissão de barbeiro que tem tanto tempo como o homem, apresenta e com dignidade esta modesta imagem.
Sabemos que a profissão foi sempre pouco vendaval, porque os barbeiros estiveram sempre ao lado do povo, pelos campos a fazer as barbas ir a casa dos clientes, e também fazer as pequenas cirurgias.
Ainda me lembro que o barbeiro fazia a barba e ia a casa do cliente e em todo ano recebia um alqueire de milho.
foi sempre uma profissão generosa, sem horas de entrar ao trabalho nem de sair,.
 mas faziam com gosto da sua querida profissão.
Atentamente.
Joaquim Pinto.

29 de abril de 2012

APARELHO DAS PERMANENTES DOS CABELOS

domingo, 29 de abril de 2012

João Medina, o artista dos cabelos e do teatro em Tavarede

Esta manhã numa das ruas da terra do limonete,reparei ao longe num colega de 1957/ 58/59, na Barbearia Silva,Figueira da Foz. Os nossos encontros fazem parte das nossas memórias,recordadas
sempre com amizade até hoje e volvidos 53 anos. Ò menino, ó menino, ou ainda, ó meu querido amigo,ó meu querido amigo, como vais, como vais...
O Medina era um excelente barbeiro. Recordo-me perfeitamente, eu sou ligeiramente mais novo, que o Medina, naquele tempo atendia os Senhores da Figueira, numa barbearia que ainda hoje lá está no mesmo setio, desde 1889,pois tinha numa porta a data e o nome do fundador, João Ornelas. Este meu colega barbeiro já naquela altura falava com muito respeito do Sr José Ribeiro, mas eu nesse tempo não assisti á arte que o João Medina,tinha em palco. Só nestes ultimos anos  é que fui assistir ás suas e dos outros actores, a belas representações de teatro em Tavarede.Quando deixei a Figueira da Foz, em 1959,e como voltei sempre ás minhas terras prometidas, o João recebia-me sempre como hoje o fez numa das ruas da terra do Limonete.