16 de janeiro de 2013

FRANCISCO BARÃO  DIAS

Francisco Barão Dias, Estudante de Engenharia Civil,  no I S T, a frequentar o 3º ano, e que nos deu o prazer de ser fotografado nos Pinto's- Cabeleireiros Apolo 70 em Lisboa, para o nosso blog Joaquim Pinto Pinto's Cabeleireiros, e que ´´e uma garantia que vai enriquecer os artigos já publicados anteriormente. que este nosso bom amigo e cliente desde criança, sempre mereceu nossa simpatia e amizade, que ele desde criança sempre se comportou cinicamente com muita correcção  porque quem sai aos seus não e' de admirar, que e de família de muito nível e bem formada e muito nossos amigos.

No corte de cabelo e' muito simples desde criança com muito poucas exigências gostando de falar muito pouco do seu Benfica, mas sim gosta muito de falarmos na família  e que alem dos pais e irmã tem pessoas na família de grande responsabilidade no Pais. e que vamos falando que e' um bocado bem passado quando a visita ao Salão.

Filho de Pais Arquitectos,  Pai Sr Olavo Dias, a Mae dona Teresa Barão e a mana, Leonor Barão Dias, onde deixo aqui um abraço para todos, que são uma família muito nossa amiga como nos somos deles.

Meu caro amigo Francisco Barão Dias, Foi uma honra falar do meu amigo no meu Blog, e desejo as melhores felicidades, e que finalize o seu curso de engenharia, para fazer parte de tantos Engenheiros clientes do Apolo 70, que pelo seu grande talento vai ser um homem de sucesso, que os Pinto's Cabeleireiros do Apolo nos vamos de orgulhar de termos mais um cliente de a fazer parte da nossa clientela de notáveis.

Também tem um Bolog no IST para irem pondo as matérias que vão dando e todos irem trocando as melhores impressões, que e um curso muito exigente.

O blog do Francisco Barão Dias.   Ratos do Técnico

http://ratosdotecnico.blogspot.pt/2012/01/3-teste-de-quimica-20102011_21.html

Com amizade
Joaquim Pinto

13 de janeiro de 2013

O BARBEIRO ANTIGO TINHA SEMPRE UMA TABERNA AO LADO


As antigas barbearias tinham sempre uma taberna ao lado, não porque fossem da pinga, que eu irei explicar a frente porque se faziam ao pé ou perto, por razões de interesse e negocio.

Noutros tempos que dispunham mais do tempo, e como sabem que se esperava nas barbearias, para cortar o cabelo e fazer a barba  e até tirar o dente e outras coisas ligadas a alguns tratamentos cirúrgicos quando o mestre barbeiro era solicitado  e então teriam por vezes de esperar, até que era impensável noutros tempos de fazer a marcação e chegar á hora certa com sua vez marcada.

Como estou falando no tema das barbearias tinham por perto uma taberna, enquanto esperavam iam os clientes ao lado beber seu copo de vinho e não só, comer um petisco, e reza a tradição que ate parecia mal o barbeiro não ir acompanhando um cliente que estava á espera e deixava o que estava a servir e iria num repente tomar seu copo, que era outra vida talvez se podia dizer que eram mais sociaveis que hoje, que eles faziam isto em conjunto para associarem seus negócios e interesses e o relacionamento com os clientes nos dois lados.

11 de janeiro de 2013



 DR: RUI MANUEL XIMENES CALVINHO

A FIDELIZAÇÃO DE UM CLIENTE QUE NOS MERECE A MAIOR ATENÇÃO

Nosso cliente á mais de três décadas, e estando a viver em Coimbra, e antes morava no Algarve, e nestes anos todos nunca deixou de contar o cabelo nos "Pinto's Cabeleireiros Apolo em 70 Lisboa"

Ao Dr. Rui Manuel Ximenes Calvinho, Expressamos aqui a nossa gratidão e amizade por um cliente que se dedicou á fidelização e afecto por esta casa que não á palavras para agradecer, a sua visita como todos os outros clientes.

Sempre conversador em coisas de grande interesse na vida empresarial e cultural, que lembro bastantes conversas com ele á bastantes anos, e que agora venho a confirmar que ele estava muito adiantado no tempo, e que era melhor que ele se tivesse enganado, mas que falava certo, que fui aprendendo com eles e outros clientes aproveitando as boas experiências de vida. 

Recordamos com saudades a sua visita com sua filha ainda muito pequena, e com sua esposa, todos com uma excelente simpatia, que deixo aqui um abraço para elas, e para o meu grande amigo e cliente só tenho a orgulhar-me  e em ter clientes tão amigos e fieis como o dr. Rui Manuel Ximenes Calvinho no corte de cabelo.

Resta-me agradecer em nome dos Pinto's Cabeleireiros Apolo 70, a sua sempre desejada visita para o seu corte de cabelo, e já agora também devemos dizer que o tratamos muito bem, que bem merece como a todos os nossos estimados clientes, que lhe desejamos um Bom Ano de 2013.

Com amizade.
Joaquim Pinto.


ANTIGUIDADES DO BARBEIRO E CABELEIREIRO




10 de janeiro de 2013



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mais um corte de cabelo com sucesso

O jovem chama-se Gonçalo Lopes, natural da figueira da Foz.
A frente é volumosa em cabelo para lhe dar mais expressão á sua juventude, enquanto que na nuca , também optei por corte em quadrado e a mesma porção de cabelo para fazer o equilibrio total do corte, tendo em conta a sua altura de atleta, pois é um promissor jogador de futebol da Naval da Figueira da Foz.

9 de janeiro de 2013



Quarta-feira, Janeiro 09, 2013

Entrevista com a Sra. Presidente da Assembleia Municipal de Resende, Dra. Teresa Pais Duarte dos Santos
Decorreu ao longo de um almoço no restaurante Gentleman. Foi publicada no Jornal de Resende, número de Dezembro de 2012, podendo ser lida aqui.
Etiquetas:

5 de janeiro de 2013



A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS CABELEIREIROS, NÃO É SÓ CORTAR CABELOS

OS CABELEIREIROS TEM DUAS PROFISSÕES PARALELAS

A PROFISSÃO DE CORTE E DE RELAÇÕES PÚBLICAS
Primeiro temos que aprender as relações publicas e humanas visto irmos depois com o tempo trabalharmos com uma peça inteligente que nos vai ver pelo espelho todos nossos gestos todos os manejos da ferramenta,  e todo o nosso perfil e postura  porque não é uma peça qualquer que vamos esculpir, e que podemos fazer os gestos que entendemos, mas que devemos aprender primeiro a tal postura, sabendo moderar a voz, e sobretudo terá sempre que se ouvir mais alto que será o cliente. temos que muitas vezes sermos hospitaleiros, e temos boa psicologia para por vezes dar uma palavra de animo a um cliente que não venha nos seu dias, e sermos humanos nunca termos uma palavra de desagrado, mas sim de boas relações publicas e humanas.

Depois de sabermos dominara posição de falarmos com o cliente, então vamos para aprendizagem de executar os cortes de cabelo, que estando seguros do que digo  a  traz  iram ver que nos iremos fazer uns cabeleireiros capazes de enfrentarmos o futuro e a concorrência dos nossos colegas, e virmos a ser uns profissionais devidamente preparado, que a nossa profissão de cabeleireiros executa as duas ao mesmos tempo, mas é uma profissão excelente e digna, que podemos ter só uma cadeira de estudo mas a cadeira do barbeiro e cabeleireiro vale por muitas das universidades, que adquirimos muitos conhecimentos em primeiro lugar a sermos uns profissionais e uns bons confidente, que nos presamos de o ser.

2 de janeiro de 2013

NAVALHA DE BARBEAR ORIGEM AMERICANA


Esta Bonita navalha de barbear, origem Americana, Foi adquirida na América para me oferecer o meu bom amigo e cliente  Hugo Cardoso, onde muito lhe agradeço em me oferecer para fazer parte e engrandecer a minha colecção de navalhas.

Estas navalhas apresentam uma configuração com um bico afiado, era na altura que os barbeiros dentistas de vez em quando a utilizavam não só para fazer a barba, mas utilizavam a ponta para tirar a pedra do dente.

1 de janeiro de 2013

TESOURA DAS PRIMEIRAS FEITAS PELA MARCA SOLINGEN





Esta tesoura usada nos barbeiros e cabeleireiros de noutros tempos, é sem dúvida uma peça uma autentica relíquia, mas não tão perfeita como as de agora, que ate parece um trabalho artesanal, como muitas ferramentas eram feitas com arte manual. se não me enganaram esta tesoura é do ano que a Solingen começou a funcionar.


30 de dezembro de 2012


PINTO'S CABELEIREIROS DO APOLO 70

Deseja a todos os meus clientes e amigos, um Novo Ano de 2013 Cheio de Prosperidades, que realizem todos os vossos sonhos com um bem estar dos mais queridos, e que o ano de trabalho que se realize e comprove o desejo das vossas prospectivas.

Joaquim Pinto

27 de dezembro de 2012

CADEIRA  E MESA DE BARBEIRO EM FERRO FORJADO


Em tempos que já la vão, estas bonitas peças de museu, eram usadas nas antigas barbearias, apesar de muito antigas era uma obra de arte de luxo para a altura, era arte artesanal  mas de grandes artistas  que faziam estes trabalhos manuais, e com certeza já não seria muito barato, visto naquele tempo havia umas simples cadeiras em madeira, e estas peças já eram  para as barbearias mais requintadas.

20 de dezembro de 2012

BLOG. DE JOAQUIM PINTO - PINTOS CABELEIREIROS COMPLETA 71000 VISITAS


Caros amigos e visitantes de muitas nacionalidades, venho agradecer o empenho que tem tido em partilhar comigo  e verem interesse na visita, e que para mim é muito fascinante o trabalho que tenho desenvolvido na arte de barbeiros e cabeleireiros, que o meu trabalho só terá o tal interesse se da vossa parte corresponderem e me deram a força de continuar, que nesta altura me lembro mais dos amigos visitantes do blog, e aproveito para vos desejar Boas Festas Um Feliz Natal, e um Novo Ano de 2013 cheio de tudo o que mais desejarem.

Com amizade 
Joaquim Pinto

16 de dezembro de 2012

SECADOR DE CABELO


Alguém dos colegas cabeleireiros ainda se lembram deste primitivo utensílio que se usava para secar o cabelo? já vai afastando a hipótese de alguns se lembrarem, visto ficar já bastante distante quando nossos colegas cabeleireiros de senhoras o utilizavam.

Era movido por vento quente ligado a um motor que dava para trabalhar uns tantos ao mesmo tempo, e eram pregados na parede a altura da cabeça da cliente e era assim que funcionavam ate aparecer o secador de pé, com uma corrente de 110.

Jornal dos Profissionais de Cabeleireiro

Jornal mensal com informação actualizada sobre o universo da moda cabelo: notícias nacionais e internacionais, entrevistas a profissionais do sector, classificados, efemérides e agenda de formações.


    • Dezembro 2012 nº 100

      Dezembro 2012 nº 100

    14 de dezembro de 2012

    PARABÉNS AO MEU ESTIMADO CLIENTE A 30 ANOS, E TAMBÉM PARA A ESPOSA

      Dante de Macedo e Conceição Macedo

    Dante José Pinto de Queirós de Macedo, nascido em 1950, em Valença, Viana do Castelo.
    Licenciado em arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1977.
    Iniciou a sua actividade profissional no Atelier do Arqº Fernando Torres, colaborando com vários arquitectos, nomeadamente o Arqtº João G. Horta, Arqtº Manuel Madruga, Arqtº João Paciência e Arqtº Jorge Barros, em diversos projectos de Arquitectura, em 1971/1974.
    Docente na Faculdade de Arquitectura • UTL , entre 1985/1992
    Iniciou a sua actividade como técnico profissional liberal, em 1973/1979. E Associado dos Arquitectos José Valente Ferreira e Maria da Conceição Barbosa, com atelier próprio em Lisboa, em 1979.
    A partir de 1981 como elemento da equipa ARQUIPROJECTA - Projectos de Arquitectura e Engenharia, Lda, em colaboração com os Arquitectos José Afonso e Conceição Macedo.

    Conceição Macedo, nascida em 1951, em Armação de Pêra, Silves.
    Licenciada em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1979.Iniciou a sua actividade profissional, em 1975, colaborando com o Arqtº Dante Macedo, Valente Ferreira e José Afonso, em diversos projectos de Arquitectura. Associou-se aos Arquitectos, Dante Macedo e José Valente Ferreira, com atelier próprio em Lisboa, em 1979.


    I Versão de impressão

    Lançamento de livro: "New cycle: Arquiprojecta", de Conceição Macedo e Dante Macedo.

    13 de dezembro de 2012

    ENG. ANTÓNIO MANUEL SILVA SALTA


     



    EX. DIRECTOR GERAL DA REGIÃO SUL DA EDP. E ACCIONISTA E FUNDADOR DA COBA,
    HOJE ESTA NA CASA DOS LEÕES DO GRUPO ESPÍRITO SANTO EM CARNAXIDE, COM OS SEUS 90 ANOS.

    BOAS ACÇÕES DEVEMOS FAZER E NÃO ESPERARMOS QUE OS OUTROS AS FAÇAM VEJAM O EXEMPLO.

    Meu cliente e amigo de longa data, e com boa memoria e simpatia, que dispõe bem com as suas conversas, falando da sua vida familiar e profissional, e dos seus amigos em geral.

    Gostaria de deixar aqui uma chamada de atenção e de reflexão  nesta quadra tão religiosa e de juntarmos com os nossos mais queridos, que nunca esqueçamos que estes nossos amigos que tiveram a sua luta da vida, e que defenderam honradamente se trabalho e constituindo sua família, todos mereciam o apoio e carinho de todos nós, e sobretudo dos familiares.

    11 de dezembro de 2012

    CADEIRA DE BARBEIRO EM MADEIRA


    Noutros tempos nas antigas barbearias principalmente usavam estas cadeira de fabrico manual, que as outras em ferro forjado eram mais caras, e nem todos tinham essa possibilidade de as adquirir.

    10 de dezembro de 2012


    Segunda-feira, Dezembro 10, 2012

    Uma organização da Associação de Trabalhadores do Município de Resende

    Clique no cartaz para poder ler.
    Etiquetas: ,

    Queridas Bibliotecas

    O MEU AMIGO PINTO

    ARTIGO DE  JOSÉ FANHA "ESCRITOR"

    O meu amigo Pinto abriu em 1972 o seu estabelecimento de cabeleireiro de homens em Lisboa na cave do então chamado drugstore Apolo 70 e ainda lá está. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais. E pode contar por amigos com a maior parte dos seus clientes.

    E os seu clientes, alto lá com ele!, vão desde vários Presidentes da Répública, a muitos políticos de todas as cores, escritores, músicos, actores, gente da televisão, do cinema, médicos, professores universitários, eu sei lá que mais. O Pinto é uma figura fundamental da nossa Lisboa.

    Eu cá já lá corto o cabelo desde finais dos anos 70. É verdade que, com esta mania do cabelo comprido, não lhe dou muito dinheiro a ganhar.

    Mas é sempre um prazer sentar-me na sua cadeira de barbeiro e deixar correr a conversa, até porque bom barbeiro tem de ser bom conversador e o o meu amigo Pinto é mestre na arte da tesoura e na da palavra.



    Um dia, o Pinto falou-me de um conhecido comum. Diabético como eu, mas com muito poucos cuidados com a doença. Estava em casa. Muito triste. Tinham-lhe cortado uma perna. O Pinto tinha lá ido cortar-lhe o cabelo. "É que eu, quando os clientes ficam doentes, faço questão de ir lá a casa tratar deles. E não levo dinheiro. Na minha casa levo. Mas na casa dos clientes, nem pensar!"