17 de outubro de 2014

FORMAÇÃO PROFISSIONAL >>> REFLEXÃO

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL >>>REFLEXÃO

“cabeleireiro de homens e de senhoras “

A FORMAÇÃO É A BASE FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DE QUALQUER PROFISSÃO.
O APRENDER ... É JUNTAR A TEORIA À PRÁTICA NO LABOR DO DIA-A-DIA.

RECENTEMENTE; em entrevista a um periódico semanal, o Professor de Educação Visual de Tecnológica, “LUIS SEQUEIRA,” afirmou o seguinte:
- ENSINAR OS ALUNOS A PENSAR...
- DEVEM APRENDER DE FORMA AUTÓNOMA...

POR MOMENTOS; pensei e reflecti sobres este conceito de enorme visão e alcance, o qual
é adaptável às várias áreas de ensino geral e técnico/profissional.

FELIZES OS ALUNOS ou FORMANDOS; que possam rever-se nos seus MESTRES, através das suas capacidades de comunicação, na suas qualidades de ensino e de intelectualidade, emanações de índole humanísticas e pedagógicas.
"Os alunos devem falar por si e por os seus professores."

É, A PARTIR DA BASE INICIAL;
que se preparam e projectam os futuros profissionais.
A formação deve ser olhada com realismo e rigor , com critérios de desígnios em intensidade,
com persistência em ideias, com conceitos actualizados. Só desta forma, será possível aos
jovens encarar com toda a realidade o seu futuro.

NOS ÚLTIMOS TEMPOS; muito se tem falado e escrito sobre: as Novas Tecnologias e das Novas Oportunidades, na Auto Educação e na Valorização Pessoal e Profissional, na Excelência da Qualidade, na MOTIVAÇÃO. Todos estes princípios, são fundamentais para marcar a diferença.

A PROFISSÃO DE CABELEIREIRO; “ é sui generis.” Os conceitos tecnológicos são uma constan-te, similares à velocidade em que se identificam novas necessidades na aprendizagem/formação.Assim, como no dia-a-dia de qualquer profissional nos campos do conhecimento e seu desenvolvimento, na concepção de novas ideias e de novas técnicas, de novas competências, no aprofundar em soluções práticas para o melhor desempenho, na inovação e progresso abrindo janelas de oportunidades no interagir entre o inovar e potenciar , perspectivando o presente,caminhando para um futuro de sustentabilidade.

É UMA PROFISSÃO REGULAMENTADA; por uma carteira profissional que terá de continuar a serpor vários questões e motivos. Fundamentalmente, porque lidam com saúde pública. O profissional cabeleireiro actua e aplica produtos químicos sobre o Organismo. Altera a sua estrutura física e química. Faz embelezamento do ecossistema capilar, (couro cabeludo/cabelo).Geralmente, são os primeiros profissionais a detectar os primeiros sintomas de anomalias e das deficiências estruturais do couro cabeludo/cabelo, procurando dentro do possível e na bases do seus conhecimentos, proporcionar melhor qualidade de vida e beleza aos mesmos. Contribuindo desta forma, para o bem-estar e para a elevação da auto estimado indivíduo. Por vezes, com efeitos psicossociais.

AO LONGO DA HISTÓRIA (milenar), DOS BARBEIROS E CABELEIREIROS, tem sido uma constante demonstração das suas reais capacidades em várias vertentes estas, tanto no campo pessoal como no profissional, construindo de alguma forma, para o bem-estar do ser humano.

A FORMAÇÃO DO BARBEIRO/CABELEIREIRO; estamos em pleno Século XXI. Os jovens formandos do presente e do futuro não devem estar limitados a determinadas regras durante a sua aprendizagem. Devem ter alguma liberdade autónoma. Esta, devidamente controlada, em que a sua imaginação, criatividade e capacidades sejam apoiadas, transmitindo-lhes um sentido de confiança pelo gosto de aprender e não umac hatice. Esta, normalmente, converte-se em “seca.” É, no espírito da seca, ninguém consegue ter o verdadeiro estímulo em aprender... “ Nem Albert Einstein.”

O MERCADO DE TRABALHO; para os muitos recém-chegados formandos, qualificados pela saída da sua qualificação, encontram pela frente, vários obstáculos como todo o tipo de resistências à sua integração. Motivos? De vária ordem...

A formação
de base é, como a “Cartilha João de Deus”. A profissão de barbeiro e cabeleireiro é de progressão. Requer muito esforço, muitos sacrifícios, muitas práticas, muita cultura profissional,paciência e abnegação. Saber ouvir os conselhos e saber respeitar os que têm maior experiência e sabedoria. Diga-se com toda a frontalidade: nem sempre os” SÁBIOS” têm resposta para tudo mas têm o dever comportamental de civilidade e de humanização em apoiar e transmitir todo o seus conhecimentos e experiência profissional aos mais inteligentes, aos mais capazes, aos mais competitivos e motivados para que possam alcançar os seus objectivos. “ É uma atitude que exige responsabilidade todos os intervenientes.”

“ O PIOR QUE PODE SUCEDER” A QUALQUER PROFISSIONAL; no local de trabalho é, a Desmotivação,a descrença... É, o não acreditar nas suas reais capacidades e em si próprio.“ A letargia e a apatia,” não são boas companheiras para a constante procura da tal motivação...Cada um tem o seu próprio talento, devendo desenvolver essas capacidades, utilizando todas as suas energias e ferramentas afim de poder alcançar o sucesso e o seu bem-estar, tanto pessoal como profissional.

JÁ É NOTÁVEL ALGUMA DIFERENCIAÇÃO; entre a Formação do Sector Público e o Privado.É, fácil de compreender e entender a diferença, obvia, em alguns formandos. É o mercadode trabalho que faz a diferenciação e a respectiva avaliação.Serão aqueles que têm as melhores condições de adaptação na execução das tarefas técnico/artísticas, na educação profissional que maiores possibilidades têm em singrar na carreira profissional que abraçaram.O mercado no seu dia- a- dia é, cada vez mais competitivo e exigente nos cuidados e na elezacapilar. Para tal, é necessário estar devidamente preparado e motivado para vencer todasas vicissitudes e desafios.“Fazer a diferença” é tomar aquela atitude única, no momento certo, que gera os resultados esperados.

A RECICLAGEM >>> ACTUALIZAÇÃO; é abrangente a todas as profissões na actualização da cultura técnico/profissional e científica no conhecimento e desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias com nas acções na área pedagógico.Neste contexto; é necessário, (temporalmente), haver acções de formação de actualização e de recordatório com práticas e actualizadas para todos os profissionais.

UM LÉXICO TÉCNICO/PROFISSIONAL; é necessário criar-se um glossário de temos técnico/profissional." seria lógico e racional." Todos se devem reger pela mesma linguagem, com o mesmo significado e sentido; utilizando a terminologia UNIVERSALISTA da nossa LÍNGUA, cujos termos sejam transversais a todos os profissionais.

Seria racional, com incidência objectiva na dignificação dos significados técnicos/científicos a
serem divulgados e explicados por todos de igual modo. Assim, seria o evitar as dúvidas por
parte de formandos, em geral, por uma boa parte de alguns profissionais.Obviamente, não é caracterizante e dignificante que cada um use termologias ao seu belo sabor...Sobre este preâmbulo, não existe aqui qualquer objecção e muito menos sensibilizar ou melindrar seja quem for a sua actuação ou sensibilidade..“ No bom português, disse-se: a estrutura do edifício é iniciada pela base.” A mesma regra é aplicada profissão do barbeiro/cabeleireiro, ou seja a educação técnico/profissional.

A ACTUAL APRENDIZAGEM;
seria necessário haver algumas alterações nos critérios da actual formação. A carga horária destinada a alguns módulos, deveria ser reduzida e transferir o excedente horário a outras competências formativas, indo estas, ao encontro das actuais realidades e necessicidades do mercado emergente nos Serviços à Comunidade na Beleza e Estética dos Cabelos na procurada inovação e da tal excelência de qualidade, fundamentais para a diferenciação.

COMO ?
Haver um diálogo aberto, frontal e de concordância entre os Organismos Representativos da Classe e a Entidade Reguladora da Formação Profissional, neste caso: o I.E.F.P., que através do consenso, haja uma maior visibilidade e rigor um futuro mais promissor e de estabilidade para todos.

SÍNTESE CONCLUSIVA:
É neste período de desenvolvimento e de abertura a novas culturas, das inovações tecnológicas, das novas oportunidades em que todos os jovens devem escolher entre o marasmo ou a suas reais capacidades, apoiando-se nos seus valores pessoais, culturais e profissionais na Arte Criativa de Transformação da Metamorfose Visual do indivíduo, demonstrando as suas virtudes pessoais e qualidades profissionais.

texto elaborado e cedido por:
JOSÉ MANUEL LOPES.
Linc.Duas ou três coisas
LINC:
Museu do Barbeiro e Cabeleireiro - Joaquim Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário