Os barbeiros e a sua história no Século XVII/XVIII.
No século XVII e XVIII, os barbeiros eram profissionais que viajavam
pelas províncias oferecendo seus serviços que incluíam corte de cabelo,
sangrias, benzedura e venda de raízes, dentre outras coisas. Como
sujeitos em trânsito, os barbeiros levavam histórias, cousas e
acontecimentos muito variados, vividos por eles nas localidades.
Os barbeiros praticaram todos este notáveis trabalhos de dentista
barbeiro cirurgião e curandeiro e sangrador livremente mas tinha que
passar dois anos de pratica nos hospitais, ate que o cirurgião mor lhes
passasse a carteira, para exercer essa pratica de serviços.
Só foram
proibidos pelo Senado da altura que em 31 de Julho de 1871, que quis
ficar em dentista ficou e quem quis optou por barbeiro, que foi aqui que
os barbeiros tiveram que se dedicar a uma só trabalho, embora se foi
praticando muito tempo mesmo sem autorização. Ainda era menino e moço em
1950, me lembro um barbeiro na minha terra era que arrancava os dentes.
Os barbeiros eram pessoas extremamente interessantes, pois, além do
serviço de barbearia, eles também praticavam o comércio, e toda sorte de
serviços rápidos demandados pelas comunidades, incluindo algumas
práticas de cura. Antes de 1871, muitas pessoas resolviam seus problemas
de saúde recorrendo a boticário, cirurgiões-barbeiros, barbeiros,
sangradores e curandeiros, e barbeiros tratar das espadas dos reis.
Os barbeiro, além de cortar e pentear os cabelos e barbear, alugava
sanguessugas para os médicos-cirurgiões e clientes, fazia curativos e
operações cirúrgicas pouco importantes. Por terem grande habilidade
manual, os barbeiros faziam também extracções dentárias, porque a época
ainda não existia a odontologia e muitos cirurgiões na maior parte,
cirurgiões práticos não intervinham na boca das pessoas, por receio ou
por desconhecimento de que isso seria possível.
Os novos tempos trouxeram à barbearias as infindáveis conversas sobre futebol e política, além de outras variedades.
A
barbearia, assim organizada, faz lembrar das barbearias antigas e traz
ao presente alguns vestígios de um passado no qual os médicos não
possuíam a autoridade conquistada na
actualidade. A higiene era praticada com outros parâmetros que os da actualidade.
. Os barbeiros eram, portanto, pessoas de referência, conselheiros
sociais, além de profissionais envolvidos com a solução de problemas de
saúde do espírito e do corpo.
Nas barbearias passaram diversas gerações de homens à busca de um bom
corte de cabelo, boa conversa e ajuda para as suas aflições, dúvidas e
males.
Valorizemos esses espaços de cultura, entendendo todo o seu
significado histórico, social e cultural, pois os barbeiros foram a
profissão única que tem regimento próprio.
Atentamente.