23 de junho de 2009

A ARTE E A TÈCNICA DO BARBEIRO E CABELEIREIRO EM PRÒL DA BELEZA E DO BEM- ESTAR DO ECOSSISTEMA CAPILAR

José Manuel Lopes

Natural de Vila Fernando/Guarda.
Iniciou a sua carreira Profissional como cabeleireiro de senhoras em 1954, tendo sido o seu percurso apoiado por grandes mestres, alguns deles já falecidos. Ex-Técnico da Revlon Profissional no percurso de 1979 a 2008. Presentemente, continua a dar alguns apoios na área formativa á profissão
.....................................................................................................
Pelas suas origens e ao longo dos séculos, tem sido e continuará a ser uma "nobre arte" na busca e no benefício da beleza e bem-estar de todo o conjunto do sistema capilar.

Através de culturas seculares e de contactos interpessoais na interacção dessas culturas expressas de sentimentos e emoções que muito têm contribuído como revelador do estado de espírito de cada indivíduo.barbeiro na área de homens e o cabeleireiro na área de senhoras, para além de desenvolver culturalmente e executar a sua "arte", deve ter conhecimentos técnicos os quais se complementam entre si. mesmo que não execute actos técnicos, os conhecimentos servem de base de apoio a quem os pratica.

A arte, tem como base: o talento... a criatividade... a liberdade de expressão e imaginação que vale pela sua beleza. é a procura da concepção do "belo" através da magia!...

A técnica, também é uma arte de execução mas na físico-química, aplicáveis ao cabelo na criatividade de imaginação, na procura da expressividade sonante, afim de realçar a beleza dos cabelos e na procura do seu bem-estar.

Não poderá haver nos cabelos uma expressiva e equilibrada "arte" sem que para tal, tenha de existir uma base técnica com dinâmicas apropriadas e personalizadas, caso a caso, procurando transmitir aos cabelos a tal expressividade e sedução de beleza em prol da imagem.

O cabelo, é um dos maiores trunfos com efeitos socioculturais. todavia, para exibirem um aspecto saudável devem ser mimados e tratados com sabedoria, rigor e mestria. como? ter conhecimentos das ciências capilares.


Sejam eles: rebeldes, lisos, encaracolados, ondulados, com deficiências ou anomalias, fragilizados pela acção química de alguns produtos capilares, devido a tracções físicas e mecânicas ou motivado pelas agressividades provocadas pelos agentes físicos naturais.

Os cabelos, são essencialmente constituídos por resistentes fibras proteicas que constituem a queratina. estas, por sua vez, subdividem-se em micro e protofibras espiraladas organizando-se entre si em resistentes feixes entrelaçados, constituindo a chamada estrutura quaternária que lhes dá e transmite toda a resistência e flexibilidade.

A constituição física e química da haste do cabelo é de alguma complexidade.
Devido à sua composição (cornificada), os mesmos, podem ser cortados sem dor, alterada a sua estrutura física e a sua cor natural, através das múltiplas cirurgias químicas e mecânicas.

Para melhor se conhecer e entender " o seu mundo vivente e o seu habitat, "seria ideal e necessário dedicar algum tempo ao seu estudo, fundamentalmente, nas vertentes da: histofisiologia (área celular), histologia, morfologia, a sua química orgânica e mineral, a sua estrutura física, classes, tipos, texturas e a suas múltiplas características, etc ,...

Estamos a percorrer uma época em que as novidades e as constantes tecnologias se devoram umas às outras.

A competitividade, a globalização, os avanços científicos e tecnológicos, a inovação, o poder da comunicação instrumentalizada, as sinergias de marketing em estratégias profissionais, a cultura socioprofissional, são algo de crescente. O que ontem era real e actual, amanhã já não é válido.

"Tudo tem o seu tempo determinado... esta é a lógica e a dinâmica da vida nas várias vertentes." .O cabeleireiro, impreterivelmente, deve ter esta dinâmica de vida ... está cada vez mais sujeito a níveis de exigências por parte de quem procura o "culto do belo," a imagem perfeita. Por vezes, idealizada em sonhos do imaginário em benefício da expressividade do conjunto visual que marque a diferença e tenha impacto social e familiar.

» O visual é imprescindível... é visível... é desejável... é influenciável... é dominante... é sedutor... «


" Lá diz, um provérbio bem popular que se ajusta perfeitamente a metamorfose do imaginário: não basta sê-lo, mas sim, parecê-lo"...

Todos os profissionais na arte e na beleza capilar, devem estar preparados e motivados para enfrentarem os desafios do presente e do futuro.a motivação é um processo de responsabilidade pela intensidade e persistência dos actos e esforços de uma qualquer pessoa com o fim de alcançar determinados objectivos e metas.

Obviamente, o cabeleireiro, também deve ter esta perceptibilidade e ser exímio no saber. deve estabelecer critérios rigorosos de orientação nas suas actividades, saber incutir no grupo de trabalho a dinâmica da motivação na qualidade com certezas e as boas atitudes, sendo fundamentais para que tudo seja bem sucedido.
as tecnologias capilares, devem ser divididas em quatro grandes grupos:
- diagnóstico do ecossistema capilar
- coloração e forma estas, com procedimentos- tecnicistas variáveis
- deficiências e anomalias capilares
- embelezamento (tratamentos)

As deficiências e anomalias capilares que tanto afectam e prejudicam o sistema capilar, normalmente têm origem no sistema patológico e no sistema endogénico.
As de origem patológico, são atribuídas ao foro fisiológico. enfermidades que afectam toda a boa vivência do folículo piloso, (bolbo), e couro cabeludo.

As de origem endogénico, são atribuídas aos oxigénicos devido à acção dos produtos químicos, pelas traições físicas e mecânicas e devido aos efeitos negativos provocados pelos agentes físicos naturais.
O cabelo não padece por si só. têm de existir causas determinantes para que isso suceda. é muito importante ter conhecimentos precisos do seu mundo vivente.

SER UM TÉCNICO
PERFIL:
Ser paciente, social, sereno, humanista, educado e civilizacional. saber dialogar com diligência e sabedoria.
Saber ouvir e saber ser ouvido. Deve ser um bom observador, metódico e organizado.
Ser perceptivo, perspicaz e perseverante, persuasivo e humilde.
Ter ideias práticas, concisas, aberto, frontal e ter sabedoria em elevar a sua personalidade pessoal e profissional com lisura.

Saber gerir com seriedade e frontalidade todas as suas ideias profissionais e socioculturais, para que seja credível e respeitado com receptividade pelo seu próximo.

Ter ideias, talento e seja polivalente.
Ser cuidadoso e ponderado nas decisões.

Saiba estabelecer critérios rigorosos de gestão funcional e nos recursos humanos procurar ter uma cultura sócio profissional adequada em termos dialécticos de valorização pessoal e dignificação profissional.

Saber expressar e marcar a diferença pela positiva.
Seguir actos de psicologia analítica e de comportamentos, objectivamente; o estudo diferencial e social.

Pensar o futuro para alcançar uma determinada meta com objectivos pré - definidos.
Ser aberto e frontal no diálogo. quando tiver que dizer não ao seu interveniente, deve-lhe explicar com clareza e atitude o porquê desse não! Quais as razões e qual a melhor solução a
seguir.

Faça uma avaliação cíclica da sua evolução tecnológica e, qual o melhor caminho a percorrer para alcançar os seus objectivos.

Profissionalmente, deve agir e actuar, pedagogicamente, com com segurança nas transferências da sua sabedoria e de opinião sobre algo...

Ter uma visão aberta sobre a sua postura e a qualidade de excelência dos serviços.
"A arrogância, a prepotência, a vaidade e o vedetismo, a inércia, a desmotivação, o servilismo, a descrença e o descrédito e tantos outros adjectivos que podem levar ao abismo que é vizinho da fatalidade."

"Saber concretizar e saber avaliar é saber definir entre o razoável e o medíocre e entre o bom e o razoável"

REQUISITOS TÉCNICOS
Ser um conhecedor da engenharia do mundo vivente do cabelo e seu habitat.

Saber diagnosticar as suas deficiências e anomalias.
Ter conhecimentos: das metodologias aplicativas capilares, das terapias adequadas, caso a caso, dos métodos manipulativo de recuperação e embelezamento.

Ter conhecimentos (aprofundados) no campo da colorimetria e suas variáveis técnicas, da nomenclatura das tonalidades e seus matizes: primários, secundários, sua reflexividade.

Saber avaliar as cores naturais dos cabelos e a sua variabilidade de matizes.
Saber determinar e aplicar as técnicas mais adequadas na execução da cor, nas variáveis mecânicas das formas e seus afins.

Ter conhecimentos dos produtos capilares que tenha à disposição e suas reais capacidades químicas em relação às causas - efeitos.

Testar com eficiência os novos produtos, afim de avaliar as suas características e potencialidades.

Se na realidade, correspondem à sua capacidade de efeitos em relação à sua divulgação. ser conhecedor das reacções químicas dos produtos sejam elas: positivas ou negativas ou com colaterais.

Ser um exímio tecnicista com destreza na manipulação e nas variantes de aplicação para a obtenção dos melhores resultados.

Ter uma redobrada atenção às normativas do (HST)-higiene, segurança e saúde no trabalho e seus comportamentos. " os acidentes e a falta de saúde não se lamentam...previnem-se !"

...Ser um expert em tecnicismo, ser inovador e criativo, ser dinâmico e actualizado!
O técnico, pelos seus atributos pessoais e profissionais deve acompanhar estas constantes, cumprindo criteriosamente com eficácia e eficiência, com dignidade e rigor as regras mais elementares do seu profissionalismo.

Ter uma visão panorâmica de maturação de ideias nas estratégias "técnico - práticas" e saber fazer o que sabe fazer...
Com seriedade, transparência e sabedoria, tornando desta forma, a vida mais simples e agradável, sendo este, o próprio destino e o despertar da mente de cada um na procura do
sucesso...

Eis ! algumas citações referidas ao barbeiro - cabeleireiro através da história milenar e secular:

"Em cabelos não existem milagres". se assim fosse, o Santo António, milagreiro português, teria resolvido o seu problema alopécio.

O técnico/cabeleireiro, dentro dos seus conhecimentos capilares, tenta resolver da melhor forma, alguns dos muitos problemas, recorrendo a aplicações e terapias específicas caso a caso, procurando dar e devolver uma melhor qualidade ao ecossistema capilar estabilidade e beleza. no entanto, existem situações em que só a própria medicina tenta resolver esses casos específicos, recorrendo a processos e métodos que uns são acompanhados de sucessos, outros de insucessos".

Hipócrates, citou com certa lógica: " o barbeiro" tinha tanto de mágico como ser um pouco de médico... ele lá tinha as suas razões.

"Ao ser percorrida a história até ao século XXI, os barbeiros do Portugal profundo, tinham duas missões a cumprir: fazer barbas e cortar cabelos. por outras razões, prestavam serviços cívicos às comunidades locais no âmbito da saúde fazendo de semi-médicos e de enfermeiros. assim, prestavam os primeiros socorros no tratamento de ferimentos, injectavam, indicavam as posologias da toma de medicamentos aos menos letrados, faziam extracções de dentes, obviamente, alguns pela sua vocação humanista, prestavam apoio psicosocial em saúde aos mais carenciados e desprotegidos."
" na minha.aldeia (beirã), recordo, que nos anos 40, ainda criança, existia o conhecido, senhor

Manuel (bmbe1ro), sempre acompanhado pela sua maleta magica com os seus procedimentos em apoio à comunidade local e das redondezas em acções de tratamento das suas maleitas e dos seus sofrimentos"

O Dr. Sabourand, alergologista, por volta dos anos 40 debruçou-se sobre as hipersensibilidades e alergias anormais do organismo ao contacto com algumas substâncias e ingredientes existentes nos produtos capilares. após saturados testes e estudos, concluiu que alguns desses ingredientes provocavam estados antigénicos, fundamentalmente, os produtos de coloração capilar o qual muito contribuiu para o bem-estar do organismo. ainda hoje, é obrigatório realizar testes de hipersensibilidade e de alergia nos actos colaborativos.

Mais recentemente, por volta dos anos 80, num congresso de esteticismo realizado na cidade de Barcelona, um dos oradores, o Dr. Santiago Barambio, ginecologista e professor do departamento de anatomia da faculdade de medicina da Catalunha, disse o seguinte:

As estaticistas os barbeiros e cabeleireiros, são e continuaram a ser o braço direito da
classe médica, especialmente, dos Dermatologistas, sendo os primeiros profissionais a
detectar as deficiências e anomalias no órgão da pele e nos cabelos, recorrendo a

processos e terapias preventivas. em casos de maior complexidade, tinham o mérito de
propor aos seus clientes a consultar um médico dermatologista.

Este procedimento só enaltece o profissional e a sua profissão.
"O barbeiro e o cabeleireiro, vão até onde lhes é possível chegar... o seu lema é: tratar
cabelos e não pessoas."
"esta lírica de Camões, converge nas constantes capacidades de mudança a que o profissional barbeiro/cabeleireiro está sujeito:"

Mudam-se os tempos, muda-se as vontades, muda-se o ser muda-se a confiança; / todo o mundo é composto de mudança / tomando sempre novas qualidades... Luiz Vaz de Camões

NOTA FINAL: não queria terminar esta síntese profissional sem deixar uma mensagem aos
jovens já no mercado de trabalho, aos que venham abraçar esta nobre e brilhante
profissão em prol da beleza humana.

O mundo exterior é o reflexo de tudo o que desejamos, pensamos ou desejamos. 'é o
percorrer passo a passo o labirinto da vida... com animo e segurança, sem receios ou
impedimentos, com dignidade e atitudes de confiança, sem negativismos, centrando todo
o esforço em energias positivas e nas dinâmicas da vida e da motivação....

Todos os sonhos têm um preço.... seguir em frente com determinação, sem fraquezas ou
vacilações na procura do tal sonho "idealizado"... ao encontro do futuro e do sucesso! aprender com motivação > com perseverança e determinação sonhar...

Um bem-haja ao colega e muco Joaquim Pinto deste, (egitaniense) José Manuel Lopes.
........................................................................
Ao meu amigo "José Manuel Lopes" agradeço sua amizade de 40 anos, e reconheço que é um dos

Sem comentários:

Enviar um comentário