Nunca vamos deixar morrer o nome de Barbeiros
Estes humildes e grande sábios que deixaram bastante história para sempre como uma das mais uteis profissões que sempre o povo recorria a eles não só para fazer as barbas e cortar o cabelo.
A história destes grandes mestres desde as sangrias ás barbas, ás pequenas cirurgias, a tirar dentes, e guarnecer as espadas dos reis, a história os classificarão como barbeiros cirurgiões e dentistas, apesar de a medicina não ver com bons olhos que metade do trabalho de medicina era desempenhado por eles.
Só a partir de 31/07/1870 é que se separou este trabalho, mas os dentistas eram os próprios barbeiros, mas o governo da altura assim o entendeu atendendo a forte pressão dos médicos que ficavam sem o seu trabalho.
Os barbeiros tambem se ocupavam com as perucas que eram muito usual naquela época.
Sabemos que os cabeleireiros de senhoras que eu tenho o maior carinho por eles, não tem histórias, só começaram a trabalhar oficialmente em 1826.
A respeito dos barbeiros, em São Paulo Brasil não quiseram perder o valor destes artistas que incorporaram no curso da história do Barbeiro ao Visagista na Universidade Anhumbi Morumbi que fazem cursos académicos Visagismo e Terapia Capilar um curso muito interessante e e desenvolvem a historia com muita mestria.
Uma pessoa em São Paulo que frequentou esse curso e que esta a fazer uma história no Brasil, que É Claudia Matta, onde tem chegado até nos em Portugal um pouco do seu percurso, dos cursos que vai ministrando por todo o Brasil.
Atentamente
Joaquim Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário