29 de junho de 2014

BARBEARIAS E CABELEIREIROS DE HOMENS DA BAIXA DE LISBO


BARBEARIAS E CABELEIREIROS DE HOMENS DA BAIXA DE LISBOA

Há dias vi uma reportagem na revista de domingo do Diário de Noticias que não poderia deixar de dar os parabéns a este jornal e muito mais a quem escreveu este interessante artigo.

Os barbeiros da baixa caíram infelizmente numa crise que será irreparável para estes nossos saudosos colegas, em que estamos todos solidários com eles.

Quando comecei minha profissão há 44 anos ainda era um luxo ir ao barbeiro á Baixa Lisboeta, que ainda as barbearias eram coisa digna de se entra por ver tanto movimento, e os profissionais não tinham mãos a medir.

Nesse tempo eram grandes profissionais, muito seleccionados para trabalhar nestas barbearias, que eram a fina flor de estabelecimentos e só poderia trabalhar quem fosse muito artista.

Nesse tempo fazia parte da cultura Lisboeta e não só que vinham de longe para tratar um pouco da nossa civilização que era cortar o cabelo e fazer a barba.

Estes grandes artistas que foram os homens do sete ofícios, e verem agora a perder o seu ganha pão desaparecer, a uns homens que foram em outros tempos barbeiros cirurgiões, barbeiros dentistas, barbeiros de guarnecer, e agora estão nestas condições.

Não quero acusar ninguém com esta opinião, os tempos mudam e as coisas acontecem, jamais será meu propósito fazer ideia como aconteceu.

Lembro-me da barbearia na Rua da Conceição, do meu saudoso amigo e meu Formador do curso de cabeleireiro de homens, Sr. Alberto Carvalho Abrantes, que serve a presente par o recordar que foi um dos melhores Cabeleireiro de Homens em Portugal

Aproveito para em nome de todos cabeleireiros que ele deu a Formação de cabeleireiro de homens, a nossa humilde homenagem a um homem que tanto trabalhou em prol da profissão em Portugal e no Estrangeiro e nas tão saudosas barbearias da Baixa Lisboeta que foi o nosso querido amigo que tantas vezes veio almoçar comigo, Sr. Alberto Carvalho Abrantes.
Com amizade
Joaquim Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário