Existem bons indicadores para a conclusão de negócios, se as campanhas de marketing forem bem posicionadas.
Estarei a ser optimista quando afirmo isto? De facto tivemos que "sofrer" em 2009 e confrontamo-nos com dois tipos de problemas: os vendedores não queriam diminuir os valores dos seus imóveis e os compradores também não queriam pagar o preço pedido pelos proprietários. Foi um ano de muito trabalho para ajustar a procura à oferta.
No mercado de primeira habitação os centros estão em Lisboa e Porto já para a segunda residência a escolha vai do Minho ao Algarve. Neste segmento, da segunda habitação e Turismo Residencial, devido a uma recessão acentuada de procura nos mercados tradicionais do norte da Europa os Promotores tiveram que se voltar para o mercado interno e aí, de facto, verificamos este ano a concretização de alguns negócios de moradias concluídas ou em fase final de conclusão.
Acredito que uma aposta em empreendimentos de qualidade é trabalhar de encontro à crescente exigência dos compradores. Exemplos concretizados que importa destacar: Vale dos Esquilos em Caminha e Vale do Lobo e Éden Resort no Algarve.
Existem bons indicadores para a conclusão de negócios durante o ano de 2010 se a aposta for bem direccionada a nível das campanhas de marketing estrategicamente desenhadas com vista a atrair a visita dos potenciais compradores aos empreendimentos.
Nas cidades de Lisboa e Porto e no segmento médio/alto, os compradores esperavam a baixa ou ajustamento de preços e isso aconteceu somente no segundo semestre.
O binómio preço/qualidade, a localização, e os acabamentos são determinantes numa decisão de compra e acresce ainda a estes três factores a confiança no Promotor e Construtor do imóvel, factor também determinante para quem analisa os vários projectos que se propõe a comercializar.
No final do ano assistimos a ajustamentos de preços que chegaram aos 25% e isso levou a algumas decisões rápidas de concretização de vários negócios que já estavam pendentes há vários meses.
Pesou também em 2009 a atitude da banca ao modificar drasticamente a sua política de concessão de crédito, isto é, passou a emprestar menos e a querer um reforço suplementar de garantias. Mesmo assim o produto existente foi-se escoando e como entretanto não surgiram novos projectos em 2009, o stock foi diminuindo e daí o meu optimismo para 2010.
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JOÃO NUNO MAGALHÃES
Conselho de Resende
Apenas lhe quero dar os parabéns por esta noticia extraída do Diário Económico.Nunca nos trás surpresa este grande senhor da parte Empresarial da Imobiliária, que é muito conhecido em todo Pais e com certa particularidade na sua Terra Natal que é Resende.
Amigo João Nuno Magalhães. Parabéns
O seu conterrâneo Joaquim Pinto deseja-lhe sempre redobrados sucessos.
Esta notícia foi extraída do Diário Económico dia 03/02/2010
LINC: Imobiliário em Portugal: João Nuno Magalhães: 'Existem bons indicadores para a conclusão de negócios em 2010'
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