"LISBOA"
NA AVALIAÇÃO DOS JÚRIS, E TREINADORA PARA OS CAMPEONATOS MUNDIAIS DE CABELEIREIROS.
Reconhecida como uma das referências Nacionais, e figura de grande prestígio na arte dos cabeleireiros, ao longo da sua carreira que muito trabalhou em prol da nossa profissão, e sempre soube cultivar e manter o grande nível, e conservar as suas modestas origens.
Sempre colaborou na parte participativa dos concursos e na parte técnica em colaboração com a Associação Portuguesa de Barbearias Cabeleireiros e Institutos de Beleza.
Irei fazer referência de algumas participações e premios conquistados, que seria muito extenso mencionar aqui tudo que São Nobre tem variadíssimos prémios honrosos, que vou frisar alguns.
Foi no ano de 1961 que deu início à sua profissão de cabeleireira, em Lisboa.
Sempre teve o privilégio de trabalhar nos mais conceituados Cabeleireiros, entre os quais o Ayer, com o grande mestre Vítor Hugo.
Foi no ano de 1970, que abriu o seu próprio cabeleireiro, com o seu marido e sócio Hélder Nobre.
Na década de 80 lançou-se na área artística, e concorreu em todos os campeonatos nacionais, ficando sempre em primeiro lugar. E consequentemente representava também anualmente o nosso país nos campeonatos Europeus e Mundiais.
Nos anos 90, fez várias formações em Paris, e apresentou durante alguns anos os lançamentos das linhas em Portugal com o apoio da APBCIB.
Também representou as marcas L'OREAL, WELLA, SCHWARZKOPF, em vários eventos.
Com toda a experiência adquirida como concorrente, nesta década passou a ser Júri de exames e das diversas competições a nível nacional.
Fez também parte dos Órgãos Sociais e Directivos da Associação Portuguesa de Barbearias Cabeleireiros e Institutos de Beleza durante 3 anos.
No ano de 1999 foi convidada pelo Sr Hélder Gil para treinadora da equipe nacional, para retomar a nossa participação nos campeonatos internacionais, que desde o falecimento do Sr Renzo Carlucci tinham parado.
Foi então que no início do ano 2000, e já como treinadora da equipe nacional, concorreram ao mundial de Berlim, nos anos seguintes Las Vegas, Milão e Moscovo. Concorreram também no campeonato espanhol em Madrid onde obtivemos todas as primeiras classificações e fomos campeões.
Foram ao campeonato da Alemanha ficamos no 1º e 2º lugar. No mundial de Beauté em Paris obtivemos um 7º e um 10º lugares.
E em 2006 na Alemanha, na cidade de Darmstadt concorreu a uma prova de juris e treinadores de todo o mundo, para preparação para campeonato mundial, obteve dois 2º lugares quer na prova de coloração que na prova de penteado de competição.
Tem muito orgulho em todo o seu percurso profissional, e em todas as classificações que obteve, para ela o cabelo é trabalhado como uma obra de arte, cria e imagina, e que depois concretiza e realiza e da vida com as suas mãos.
Amiga e colega São Nobre, só me resta dar os meus parabéns por tão recheada carreira de distinções honrosas, e o sincero desejo de muitos anos a trabalhar , que faz muita falta, para dar tanta beleza e prestígio aos Cabeleireiros Nacionais e Internacionais.
Com a maior estima. Joaquim Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário