21 de julho de 2013

RECORDAR É VIVER

Exposição: Colecção de Barbeiro e Cabeleireiro

Local
Museu Municipal de Resende

Data
de 15/04/2011 a 22/05/2011
1 / 8
De 15 de Abril, a partir das 18h00, a 22 de Maio vai estar patente no Museu Municipal uma exposição de peças de barbearia e cabeleireiro do coleccionador Joaquim Pinto.

São cerca de 500 peças expostas, destacando-se a navalha que barbeou o rei D. Carlos, uma taça e pincel em prata, uma peça rara de frisar bigodes ou um estojo de limpeza de boca de barbeiro dentista.

As peças em exposição são uma selecção da colecção de Joaquim Pinto (“Pinto’s Cabeleireiros”, com salão no Centro Comercial Apolo 70, em Lisboa), constituída por mais de 2.000 artigos, entre bacias e cadeiras de barbeiro-dentista, ferros de torcer bigodes, embalagens de brilhantina, tesouras e navalhas, alguns dos quais poderão ser vistos no seu museu digital (www.museudobarbeiroecabeleireiroonline.com).

O coleccionador já expôs as peças 29 vezes, em múltiplos eventos e localidades.

Joaquim Pinto, natural de S. Martinho de Mouros, Resende, é cabeleireiro de profissão e fascinado pela arte e coleccionismo. É detentor de vários troféus nacionais e internacionais (medalhas de ouro e prata) e dezenas de diplomas no âmbito da sua profissão e é presença assídua nas televisões e jornais, sendo considerado o cabeleireiro da classe política e dos famosos (actual Presidente da República, 3 ex-Primeiro-Ministros, 8 antigos ou actuais Ministros/Secretários de Estado, muitos deputados, vários diplomatas, dezenas de profissionais liberais, jogadores, apresentadores e vedetas da televisão…).

Para Joaquim Pinto, “é muito gratificante manter viva a memória dos nossos antepassados, mostrando de uma forma simpática a nossa arte e homenageando aqueles que usaram estes utensílios. Entendo ser cívico e cultural não esquecer o passado. Espero que seja do vosso gosto” 

Sem comentários:

Enviar um comentário