23 de novembro de 2014


Joaquim Palhais. Uma dedicação de 60 anos ao seu barbeiro!

video

O meu colega Joaquim Pinto (Museu Barbeiro Cabeleireiro ) vai reconhecer que esta dedicação do Sr Joaquim Palhais, justifica algum detalhe na nossa profissão, isto  por uma razão de percebermos que o fenômeno é de longe mais vincado no sector masculino do que no feminino.
O Sr Palhais ( vejam bem este pormenor ) só procurou o meu serviço, porque o seu barbeiro de 83 anos, estava doente, o que ambos lamentamos naquela altura, trazendo a nossa conversa a forte curiosidade de outros pormenores dedicados ao seu barbeiro, desde os 14 anos!
Esta interessante preferência localiza-se em Lavos (Figueira da Foz) mas não quero dizer , que sendo original, não exista por aí outras antigas dedicações aos seus barbeiros.
Já agora e por razões sociais e também culturais,absolutamente inseridas nos comportamentos das mulheres e dos homens, quanto ás preferências dos seus profissionais durante tantos anos, tenho para mim que o fenômeno destas dedicações, é nas mulheres menos prolongado nos seus cabeleireiros.
A meu ver, logicamente, as mulheres exigem junto dos seus cabeleireiros, uma constante atualização nos cortes e penteados, se recordarmos que qualquer cabeleireiro que se queira manter com aquelas preferências com longa frequência,
Deve saber que as linhas Primavera Verão e Outono Inverno, são fundamentais nas suas propostas, se quer manter alguma longevidade com aquelas clientes.
Estes respeitáveis clientes, verdadeiras relíquias nos cabeleireiros de homens, são uma especie em vias de extinção, do meu ponto de vista, claro.
É que os tempos são outros e as transformações e as necessidades no sector masculino, são tão claras na juventude actual, obrigando os barbeiros-- cabeleireiros de homens a uma constante vigilância, sobre o que pretendem os clientes nos seus cortes cada vez mais arrojados e libertados para este tempo, também de intença comunicação em propostas e as suas alterações técnicas nos cortes masculinos..Recordo por exemplo o ultimo festival no Casino da Figueira da Foz,ao verificar jovens do sector masculino já com outros metodos e outras propostas, que nada tem em comum com a minha geração, que  não acompanhou as evoluções técnicas, de modo nenhum pode criar espaços para esta juventude, agora com outras imagens de cortes de cabelo.
Um assunto interessante para ser abordado no Museu, mas que serve também para nós profissionais, como para o clientes, já que reflete a marcha das constantes alterações na nossa profissão.

Sem comentários:

Enviar um comentário