28 de junho de 2010

FRANCISCO NUNES QUEIROZ

FRANCISCO NUNES QUEIROZ

Cabeleireiro "Porto"

Ex. Presidente do Centro Artístico e Cultural dos Cabeleireiros de Portugal

Foi com sua postura pessoal e seu empenho profissional que honrou sua terra de Baião, e sobretudo a nossa profissão de cabeleireiros, que marcou uma época a trabalhar em prol da profissão, e que hoje se torna uma das pessoas bastante notável.

Só pelo trabalho e honestidade se alcança o triunfo, e o reconhecimento da verdade Francisco Nunes Queirós o alcançou, que é apontado como um excelente colega e um cabeleireiro de grande nível dos nossos tempos, que em baixo vou dar ideia de um pouco do passado profissional.

Nos anos 40, nasceu em Baião, Francisco Nunes Queiroz, filho de agricultores, aos 13 anos migrou para o Porto, onde durante vários anos exerceu o seu trabalho em mercearias e padarias.

Aos 20 anos ingressou no serviço militar, onde esteve 38 meses, após cumprir o seu dever regressou, por mais um ano ao serviço na padaria, durante esse período, nas horas de folga dedicou-se a aprender a arte de cabeleireiro, pelas “mãos” dos seus tios Albino Queirós, António Queirós e Manuel Queirós, ao mesmo tempo que frequentava cursos de algumas casa fornecedoras, tais como L’Oreal, Wella, Henry Colomer.

Em 1970, no dia 1 de Abril, estabeleceu-se, na R. St.ª Catarina, no n.º 31, com o seu espaço denominado “Nunes Queiroz”, onde ainda se encontra.

Fez parte do grupo que levou á criação do Centro Artístico e Cultural dos Cabeleireiros de Portugal, onde exerceu funções de vogal, tesoureiro e Presidente durante 20 anos, impulsionou, em conjunto com as sua equipas, a compra da sede desta associação, a organização dos Lançamentos da Linha Moda, duas vezes por ano, a 1.ª e 2.ª Grande Mostra Nacional de Penteados, no Mercado Ferreira Borges, dois grandes acontecimentos de moda, com concurso de cabeleireiros, intitulados de Festival Internacional de Penteados, no Coliseu do Porto, bem como outro acontecimento, de grande relevo, no Cais de Gaia.

Trabalhou em palco, em diversos eventos e continua no activo de uma forma visível e de grande entrega.

Hoje em dia, ainda continua ligado ao Centro Artístico, de uma forma que embora menos visível, não deixa de ser útil e de grande apoio á instituição.

Caro amigo Nunes Queiroz parabéns e continue que o meu amigo faz falta á nossa profissão

Com amizade Joaquim Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário