10 de julho de 2011

quinta-feira, 30 de junho de 2011


VISAGISMO E A ANÁLISE DA PERSONALIDADE

Um dos princípios do visagismo é observar o cliente, no intuito de descobrir sua personalidade, suas necessidades e seus desejos, antes de pensar em qualquer estilo para sua imagem.

Há mais de 5000 anos, na China, descobriu-se que a personalidade é revelada por características físicas, como o formato de rosto e os formatos e proporções das feições, entre outros atributos. Assim, nasceu a fisiognomonia, a arte de ler a personalidade através da análise dos traços físicos.

Hipócrates (460 – 377 A.C.), que viveu na Grécia antiga e é considerado o pai da medicina, também percebeu esse fenômeno e criou um sistema de classificação das personalidades, na qual há quatro categorias: sangüíneo, colérico, melancólico e fleumático. Todo mundo tem características de cada categoria, mas em graus diferentes. Há aspectos positivos, chamados de forças, e outros negativos, chamados de fraquezas.
Embora existam muitas pessoas que se revelam como sendo pertencentes essencialmente a uma única categoria, há muitas outras que se mostram uma mistura de dois tipos, ou até três. Também, há pessoas que têm suas forças concentradas em uma categoria e suas fraquezas em outra. Isso produz uma grande variedade de combinações, que se reflete na multiciplidade de tipos de personalidade.

Na psicologia, atualmente, já se trabalha com trinta e dois tipos de temperamentos. Mas, no visagismo, o importante é descobrir as características mais marcantes de cada pessoa, para expressar o que tem de melhor e compensar suas fraquezas. Ou seja, descobrir a beleza interior de cada pessoa. Nos próximos posts veremos como são esses temperamentos, fiquem comigo...
Bjs.

Sem comentários:

Enviar um comentário