6 de maio de 2012

JOSE AVANTINO SILVA

Aventino da Silva 

Porto: Exposição "Barba & Cabelo" homenageia barbeiros e cabeleireiros
Navalha que barbeou o famoso "Zé do Telhado" é uma das peças expostas
Fotos: Liliana Lopes

Porto: Exposição "Barba & Cabelo" homenageia barbeiros e cabeleireiros

Marcadores: ,
A terceira mostra do ciclo "Comércio de Tradição" assinala os 40 anos da Barbearia Invicta.
Inaugurada esta quarta-feira no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça Carlos Alberto, no Porto, a exposição "Barba e Cabelo" marca os 40 anos da Barbearia Invicta, situada na mesma praça.
Fundada a 1 de Abril de 1968, por José Aventino da Silva, José Mendes de Babo, Aníbal do Carmo Soares e Joaquim Pereira Júnior, a Barbearia Invicta continua aberta ao público até aos dias de hoje e é um dos mais conceituados estabelecimentos portuenses da especialidade.
Aventino da Silva conhece a profissão de barbeiro desde os 10 anos: o pai e o avô já praticavam o ofício. Apesar da chegada da Gillette, não perdeu clientes.
Aventino da Silva junto à sua caricaturaAinda há quem vá ao barbeiro "fazer a barba, uma limpeza de pele e, por arrasto, o cabelo", conta ao JPN. E lembra que nos anos 50 já havia quem fizesse a barba em casa e isso nunca fez esmorecer o negócio.
"Devo dizer que sou uma pessoa feliz neste momento e tenho uma das profissões mais bonitas e gratificantes que há no mundo", afirma.
Além do exercício da profissão, o que gosta mais é de ser um "guardador de segredos", fruto das conversas, dos desabafos com os clientes, dos conselhos pedidos e dados. "Há segredos que vão morrer comigo, do tempo do Estado Novo até agora."

Instrumentos, gravuras, fotografias, caricaturas

Na exposição estão peças ligadas à profissão de barbeiro. Cadeiras (uma das quais barbeou o famoso "Zé do Telhado"), tesouras, pentes, espanadores de cabelo, pulverizadores, almofarizes, malas, ferros de frisar são alguns dos instrumentos, alguns já raramente usados.
A mostra conta também com imagens da "Enciclopédia", do século XVIII, de Diderot e D’Alembert, sobre a arte de fazer perucas. Há ainda gravuras de retratos do séc. XIX e fotografias de José Eduardo Cunha sobre duas das mais antigas barbearias existentes no Porto (a Invicta e a Veneza).
A visita fica completa com algumas caricaturas e uma projecção de imagens do Gabinete de Numismática da Câmara do Porto, intitulada "Cabelos e Barbas: da Antiguidade aos tempos modernos".

"Comércio de Tradição"

"Barba e Cabelo" é a terceira exposição do ciclo "Comércio de Tradição" (a primeira foi dedicada à Livraria Académica e a segunda à Farmácia Lemos).
Até 3 de Dezembro, das 9h00 às 21h00, de segunda a sexta-feira, é possível visitar o espólio da Barbearia Invicta.

Sem comentários:

Enviar um comentário