1 de maio de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011


PROFISSIONAL QUE FAZ HISTÓRIA - FERNANDO ALVES/SÃO PAULO

Fernando Alves 
Verdadeiro escultor de cabelos, o português Fernando Alves, com 50 anos de profissão é referência como educador no Brasil, começou sua carreira em Portugal como auxiliar de cabeleireiro, e logo passou á cabeleireiro, com 23 anos já ministrava cursos para uma empresa do setor. Chegou a ter 8 salões em Portugal.

Conta que os serviços mais procurados da época eram permanentes e penteados, chegou a fazer 50 penteados por dia. A maior dificuldade da época era conseguir dinheiro para viajar a fim de obter informações e novas técnicas.

“Homens e mulheres sempre atuaram neste mercado, só que as mulheres aparecem numa escala muito menor, mas isso vai acabar. Conheço cabeleireiras magníficas, em um wokshop encontramos 80% de mulheres e 20% de homens. A mulher vai tomar conta do mundo”.

Especialista em cortes, á 15 anos dedica-se a formar profissionais. “Sou educador por natureza, quero falar do que eu gosto, fazer o que gosto. Um bom cabeleireiro, precisa ter técnica e habilidade”. Fernando já formou vários profissionais que estão trabalhando fora do Brasil, ele exporta profissionais.

Fernando e eu
“A profissão está valorizada sim, cresceu tecnicamente e artisticamente, mas os governantes não fazem dela uma profissão séria. É lamentável, luto por isso á muito tempo. Enquanto não houver governantes interessados, nossa profissão não será regulamentada. E isso depõem contra nossa profissão.Tenho carteira profissional Norte Americana, lá eu sou cabeleireiro, em Portugal também tenho carteira de oficial de cabeleireiro e aqui no Brasil eu não sou nada”.

“O visagismo é extremamente necessário, precisamos ensinar nossos clientes a usá-lo. Correto seria cada salão ter um visagista. O cabeleireiro visagista, precisa saber o que fala e saber fazer o que diz”.

Muito obrigada querido Fernando, bj

Parabens
Um abraço para Fernando Alves e Claudia Matta
Joaquim Pinto

Quer saber mais sobre o Fernando Alves?

Sem comentários:

Enviar um comentário