Juazeiro do Norte -CE: ICVC presta homenagem aos “Barbeiros do Cariri”
Publicado em: Cidades
– agosto 10, 2011Sátiro Lourenço dos Santos, o barbeiro que por mais tempo trabalhou na profissão em Barbalha, também será homenageado.
A diretoria do Instituto Cultural do Vale Caririense, realiza (10), 17 horas, no auditório da Sociedade Comercial de Juazeiro do Norte, a sessão solene “Barbeiros do Cariri”. Na ocasião, Sátiro Lourenço dos Santos, o barbeiro que por mais tempo trabalhou na profissão em Barbalha, será homenageado juntamente com outros falecidos profissionais que atuaram nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Jardim. De Crato o homenageado será Zé Barbeiro (pai da poetisa Josenir Lacerda), de Juazeiro do Norte, Mestre Chiquinho (pai do Tenente Osmar, integrante do ICVC e que foi barbeiro do Padre Cícero) e de Jardim, Pedro Jacó Franklin. De acordo com o presidente do ICVC, professor Hugo Rodrigues, a homenagem dar-se-á em reconhecimento a uma categoria de profissionais que contribuiu, através do seu trabalho, com a construção da história da Região do Cariri.O homenageado de Barbalha, Sátiro Lourenço dos Santos, mais conhecido como “Satiro”, faleceu no dia 14 de julho de 2009, aos 98 anos de idade, em conseqüência de uma infecção respiratória. Natural de Pindoba Grande, Distrito de Viçosa/AL. Sátiro chegou ainda jovem a Barbalha e se estabeleceu exercendo o ofício de “barbeiro” no centro da cidade, onde passou a atender a clientela formada por todos os públicos. A sua barbearia era freqüentada desde os senhores de engenhos aos humildes operários.
Por Josélio Araújo
O local também virou reduto das discussões sobre política, futebol e outros assuntos que faziam parte da pauta do dia-a-dia dos barbalhenses. Sempre solícito, de boa índole, bem vestido e educado, Sátiro tratava a todos com o mesmo esmero e carinho. Estes foram substantivos que o tornaram numa figura emblemática de Barbalha.
Sem comentários:
Enviar um comentário