8 de fevereiro de 2012

SINOPSE do Livro “O RISO – Mecanismos do Cómico” de Paulo Morgado

Paulo Morgado acredita que o riso é um sinal de inteligência próprio do ser humano e sobre o qual importa reflectir num momento crucial de reinvenção da sociedade actual.
Partindo da obra homónima de Henri Bergson, intitulada “O Riso”, o autor conduz-nos numa viagem sem precedentes no pensamento e na ensaística portuguesa, num tom sagaz, irónico, e sempre acutilante, a que já nos tinha habituado nos seus anteriores quatro livros onde abordava os fenómenos da negociação e da corrupção.
Um dos mais destacados gestores portugueses da actualidade volta a surpreender-nos na escrita com um ensaio filosófico sobre os mecanismos do cómico,  demonstrando que existe uma estreita correlação entre o cómico e a inteligência, facto que alarga os horizontes de aplicação dos ensinamentos do livro. Poderá, então, o cómico aplicar-se à gestão de empresas?
O autor parte de uma estrutura baseada em sete pilares – Analogia, Transposição, Ambiguidade, Absurdo, Contraste, Ressalto e Caricatura –, para explicar, com grande detalhe, como é que estes se podem conjugar para despoletar o riso (ou o pensamento…). Os exemplos de utilização destes mecanismos são abundantes ao longo das páginas de “O Riso em Bergson – Mecanismos do Cómico”, não faltando hilariantes piadas e anedotas, que ilustram de forma apropriada e criativa os diversos passos do pensamento do autor.
Este livro constitui, ainda, uma óptima oportunidade para aqueles que procuram uma perspectiva diferente da obra-prima de Bergson, que Paulo Morgado nos faz revisitar de forma inovadora, reflectindo a separação de um século que existe entre ambos e o facto de o francês ser um intuicionista enquanto Paulo Morgado é um analítico.



Sem comentários:

Enviar um comentário